Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Igreja de Caminha classificada como Monumento de Interesse Público

A Igreja da Misericórdia de Caminha foi classificada como monumento de interesse público, segundo anúncio publicado hoje em Diário da República.

Igreja de Caminha classificada como Monumento de Interesse Público
Notícias ao Minuto

10:21 - 18/03/19 por Lusa

Cultura Viana do Castelo

A Igreja da Misericórdia de Caminha está situada na rua Direita, na União das Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho, no distrito de Viana do Castelo.

Segundo a portaria hoje publicada e assinada pela secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, "a Igreja da Misericórdia de Caminha foi erguida entre 1551 e 1561, data na qual foi concluído o programa decorativo interior", acrescentando que "a fachada quinhentista foi alterada em 1650, mantendo, no entanto, o portal original".

"Nesta mesma data construiu-se a Casa do Consistório, destinada a receber as reuniões da Irmandade fundada em 1516. O revestimento azulejar do templo é ainda seiscentista, embora a restante decoração tenha sido renovada na primeira metade do século XVIII", pode ler-se no mesmo texto.

O restante conjunto ornamental "foi renovado na primeira metade do século XVIII; entre 1721 e 1723 foi executado o novo retábulo-mor, da autoria de António Rodrigues Fontes, e nos anos de 1733 e 1734 ergueram-se os retábulos laterais, executados por Manuel Coelho", adianta a página da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Segundo o historial relatado na página da DGPC, o processo teve o seu início por proposta da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, em novembro de 2013.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório