Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Filme de Tiago Hespanha compete no festival Cinéma du Réel em Paris

O filme 'Campo', do realizador português Tiago Hespanha, vai estar em competição em março, no Festival Internacional do Documentário Cinéma du Réel, em Paris, foi hoje anunciado.

Filme de Tiago Hespanha compete no festival Cinéma du Réel em Paris
Notícias ao Minuto

21:30 - 06/02/19 por Lusa

Cultura 'Campo'

De acordo com a programação hoje revelada, da 41ª. edição, o documentário 'Campo' foi selecionado para a competição de longas-metragens.

'Campo' é apresentado como um filme-ensaio, rodado "na maior base militar da Europa, onde os militares treinam, com todo o tipo de armas, missões que irão desenvolver em lugares distantes".

O filme foi mostrado no verão passado no festival de Locarno, ainda em fase de pós-produção, em contexto profissional, tendo recebido um prémio, no valor de 65 mil euros, em serviços de pós-produção.

Tiago Hespanha, que faz parte da produtora Terratreme, dedica-se há cerca de uma década ao cinema documental.

É autor dos filmes 'Revolução Industrial', correalizado com Frederico Lobo, 'Visita Guiada', 'O presente que veio de longe', 'Andar modelo' e 'Quinta da Curraleira'.

Na competição de 'longas' do Cinéma du Réel estão ainda 13 outros filmes, entre os quais duas produções brasileiras: 'Rosa azul de Novalis', de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro, e 'Diz a ela que me viu chorar', da antropóloga Maíra Buhler.

O festival francês dedicado ao documentário decorrerá de 15 a 24 de março, no Centre Pompidou, em Paris.

No ano passado, Leonor Teles venceu o 'Prix International de la Scam' do festival, com a longa-metragem 'Terra Franca', que foi selecionado para competição.

Em 2017, Ico Costa venceu o prémio de melhor curta-metragem com 'Nyo Vweta Nafta' e, em 2010, Susana de Sousa Dias foi distinguida com o grande prémio com o documentário '48'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório