Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Feira celebra Festa das Fogaceiras com carrosséis como há 40 anos

Santa Maria da Feira celebra no domingo a Festa das Fogaceiras, levando 362 meninas a desfilarem com fogaças em cumprimento do voto religioso contra a peste negra e retomando o parque de carrosséis desaparecido há 40 anos.

Feira celebra Festa das Fogaceiras com carrosséis como há 40 anos
Notícias ao Minuto

09:27 - 17/01/19 por Lusa

Cultura Santa Maria da Feira

Coincidindo com o feriado municipal do território, o evento consiste de três grandes momentos ao longo do dia: o cortejo cívico das 10:30 entre a câmara e a Igreja dos Loios, a missa das 11:00 presidida pelo Bispo do Porto e a procissão das 15:30 em que as meninas participantes desfilarão de branco pelas ruas do centro histórico, transportando à cabeça o pão doce que há 514 anos a comunidade vem entregando a São Sebastião para agradecer a sua proteção contra a peste bubónica.

A organização do evento cabe à autarquia, que começou por verificar se as 362 fogaceiras inscritas para as cerimónias de 2019 possuíam indumentária adequada à tradição e procedeu depois a 145 empréstimos de vestidos e calçado brancos às meninas que não dispunham dessas peças específicas.

A fase seguinte foi garantir a adequação do perímetro da festa às exigências de uma celebração que, pública, gratuita e predominantemente realizada ao ar livre, deverá este ano registar o que o vereador da Cultura na autarquia, Gil Ferreira, antecipa como "uma afluência muito maior de visitantes, pelo facto de a festa se verificar ao domingo".

Nesse contexto, a novidade é que o prado entre o rio Cáster e o largo do Rossio exibirá este ano uma série de carrosséis e estruturas de diversão normalmente associadas às festas populares, o que o autarca atribui a "revivalismo, para satisfazer um desejo muitas vezes expresso pela população local".

Gil Ferreira explica: "Até há uns 40 anos, os carrosséis faziam parte da Festa das Fogaceiras e decidimos permitir que eles voltassem a instalar-se na cidade nesta altura, como muita gente pedia, conferindo assim ao evento uma dimensão popular que já foi mais marcada e que queremos voltar a reafirmar, para a celebração ser mais abrangente em termos de público e de significado".

Contando que essa abrangência se reflita em mais visitantes, a Câmara da Feira já implementou o seu habitual dispositivo de segurança no centro da cidade, em parceria com PSP e bombeiros locais.

A equipa destacada para acorrer às ocorrências do dia estará distribuída pelo centro histórico, mas contará com um posto integrado de segurança no edifício do Orfeão da Feira, ao qual se poderão dirigir, por exemplo, os pais que percam uma criança e precisem de ajuda para a localizar.

Adriana Teixeira, do Serviço Municipal de Proteção Civil, admitiu que em cada edição do evento "há sempre a registar algumas quedas na via pública, indisposições motivadas por quebra de tensão ou desidratação, vendas ambulantes não autorizadas e um ou outro furto", mas revela que as questões que mais frequentemente exigem a intervenção dessa equipa de segurança são as relacionadas com o trânsito.

A mesma responsável prevê, aliás, que este ano essas dificuldades se possam agravar: "Como a festa é no domingo, na véspera à noite vai estar muita gente nos espaços de diversão da cidade e contamos que, de manhã, se tenha que recorrer à PSP para retirar da via pública carros que vão estar estacionados nas ruas por onde passa a procissão e não deviam".

Adriana Teixeira recomenda, por isso, que os visitantes prestem atenção aos locais onde estará impedido o trânsito e recorram a zonas de estacionamento mais distantes do centro histórico.

"É melhor virem cedo e caminharem mais um bocadinho do que passarem o tempo todo à procura de lugar para o carro e perderem parte da festa fechados no carro", avisa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório