Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

'O Fado da Severa', a história da mítica fadista (e prostituta) de Lisboa

Livro permite-nos fazer uma viagem até à Lisboa oitocentista em que pobres e ricos se misturavam na noite da capital entre vinho, regaços pagos e navalhadas.

'O Fado da Severa', a história da mítica fadista (e prostituta) de Lisboa
Notícias ao Minuto

09:00 - 26/09/18 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Literatura

Depois de ‘Marquesa de Alorna’ (2011), ‘Padeira de Aljubarrota’ (2013) e ‘Até que o Amor me Mate’ (2016), que em conjunto venderam perto de cem mil exemplares, Maria João Lopo de Carvalho regressa às livrarias com um novo romance histórico.

Desta feita é Severa, a mítica fadista de Lisboa, a personagem central de uma história que envolve ainda D. Francisco de Paula, conde de Vimioso, o único homem a tocar realmente o coração da fadista que vendeu o corpo, mas nunca a alma.

‘O Fado da Severa’ transporta o leitor para as ruelas sujas e barulhentas da Mouraria, onde os nobres despem o fato de lordes que são obrigados a envergar no Teatro de São Carlos e nos seus palácios das Laranjeiras e do Campo Grande.

Despidos de preconceitos lá vão eles, noite a dentro, perder-se no mundo mundano de quem pouco tem, mas alegria distribui.

A obra, da Oficina do Livro/LeYa, será lançado a 2 de outubro, às 19h00 na Maria da Mouraria, em Lisboa, e terá como apresentador Rui Vieira Nery.

Notícias ao MinutoA história de uma fadista e prostituta que se deixa conquistar por um conde© Oficina do Livro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório