Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 17º MÁX 30º

Festival de Jazz em Viseu só acaba domingo e nem os transportes escapam

A sexta edição do Festival de Jazz de Viseu arranca hoje na cidade e até domingo é possível ouvir música em palcos diversificados, inclusive nos transportes públicos, pelas mãos de vários artistas portugueses e estrangeiros.

Festival de Jazz em Viseu só acaba domingo e nem os transportes escapam
Notícias ao Minuto

19:54 - 01/08/18 por Lusa

Cultura Eventos

Omar Lye-Fook é o artista convidado da Associação Gira Sol Azul, responsável pelo festival 'Que Jazz é Este?', que vai fazer soar a sua voz e os seus múltiplos instrumentos na segunda noite do certame, no Parque Aquilino Ribeiro.

O espetáculo em Viseu de Omar conta com a presença em palco do coletivo Gira Sol Azul, mas no seu currículo fazem parte duetos com Stevie Wonder, Erykah Badu e Angie Stone e ainda gravações com Mayra Andrade e Robert Glasper.

Etienne Mbappé é outro dos nomes fortes da programação deste ano e, no sábado, é possível ouvir este baixista autodidata, guitarrista e encenador de origem camaronesa, há muito radicado em Paris e que já acompanhou músicos como Ray Charles, Salif Keita, Manu Dibango, John McLaughlin e Bill Evans.

A noite de sábado não termina sem a presença do saxofonista e rapper inglês Soweto Kinch, que já ganhou múltiplos prémios, como dois UMA Awards e dois MOBO Awards, e é, segundo a organização, um dos 'mais entusiasmantes e versáteis jovens músicos tanto no jazz como no hip-hop'.

Na noite de sexta-feira, o palco principal, Parque da Cidade, é da responsabilidade do baterista Richard Spaven, que apresenta o seu mais recente álbum, 'The Self', onde explora diferentes estilos musicais como Drum 'n', Bass, Broken Beat e Dubstep.

A este palco sobem outros nomes como Sócrates Bôrras com Carlos Bica, os The Nada, Francisco Sales, Gonçalo, Mano a Mano, Pedro e os Cacique'97, a primeira banda de afrobeat nascida em Portugal.

'Que Jazz é Este?' circula noutros palcos, nomeadamente em três linhas dos transportes urbanos de Viseu, que ligam o centro da cidade a Lustosa, Fragosela e Orgens, onde é possível assistir a míni concertos dos Osso Ruído, uma banda da Gira Sol Azul.

Ainda em movimento é possível ouvir música nas principais ruas da zona histórica da cidade e no Rossio pelas mãos dos Jobra Set, uma banda com origem na Escola Profissional da Jobra.

Noutros palcos mais fixos, como duas unidades hoteleiras e o espaço cultural Carmo' 81, atuam Miguel Ângelo, Javier Subatin com João Paulo Esteves da Silva e Peixe, e o Museu Grão Vasco tem as honras do concerto inaugural com Xose Miguelez e a Viseu Big Band.

Entre hoje e domingo está instalada, no Parque Aquilino Ribeiro, a Rádio Rossio, que nasceu em 2015 e é dedicada ao público deste festival prometendo acompanhar, como já se tornou hábito, os cinco dias de concertos com entrevistas e improvisos com os transeuntes da cidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório