Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Maratona de 15 horas de cante alentejano junta 21 grupos em Cuba

Vozes de 21 grupos corais vão ouvir-se na primeira Maratona de Cante Alentejano, que vai durar 15 horas consecutivas e decorrer no fim de semana, na vila de Cuba, no distrito de Beja, foi hoje anunciado.

Maratona de 15 horas de cante alentejano junta 21 grupos em Cuba
Notícias ao Minuto

12:07 - 05/07/18 por Lusa

Cultura Tradições

A maratona, promovida pela Câmara de Cuba em colaboração com o Grupo Coral Raízes do Cante, vai ser realizada ao ar livre no Parque António Manuel de Castro entre as 22:00 de sábado e as 13:00 de domingo.

Segundo o município, a maratona enquadra-se no plano de salvaguarda do cante alentejano, que foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em novembro de 2014, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A primeira edição da maratona, "uma iniciativa de relevante cariz cultural" para "preservar e valorizar" o cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, vai contar com a participação de 21 grupos corais "ao longo de 15 horas consecutivas de encontros e partilha de cante".

O município explica que a maratona tem vários objetivos, como promover as formas de expressão, as modas e os costumes do cante tradicional alentejano, designadamente as arruadas, e "homenagear os homens e as mulheres do cante enquanto intérpretes e transmissores" de uma forma de expressão que "é a marca mais forte" da identidade cultural do Alentejo.

Promover o cante como "componente essencial" e "repositório de diversidade cultural e da expressão criativa", procurar a proteção e o reconhecimento do cante para as gerações futuras, contribuir para a divulgação cultural e a organização de encontros sociais e promover a interculturalidade e o interesse turístico do cante são os outros objetivos da maratona.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório