Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Casa Fernando Pessoa celebra 130 anos do poeta com novos dias da poesia

Autores portugueses e estrangeiros, entre os quais Ana Luísa Amaral e Harryette Mullen, participam nos 'Dias da Poesia - Lisbon Revisited', uma das iniciativas da Casa Fernando Pessoa para assinalar esta semana os 130 anos do nascimento do poeta.

Casa Fernando Pessoa celebra 130 anos do poeta com novos dias da poesia
Notícias ao Minuto

16:00 - 12/06/18 por Lusa

Cultura Lisboa

Na quarta-feira, 13 de junho - dia em que Fernando Pessoa nasceu, em 1888 - a Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, acolherá Nuno Moura e Joana Bagulho com 'Micropoemas para cantar em Júpiter', destinado a crianças, e irá fazer o lançamento do álbum 'Piano em Pessoa', de Nascimento Rosa e António Neves da Silva.

Os 'Dias da Poesia - Lisbon Revisited' acontecem na quinta e na sexta-feira - 14 e 15 de junho -, e deverão juntar em Lisboa os poetas Ana Luís Amaral, Margarida Vale de Gato, Jorge Sousa Braga, Luís Quintais, Adam Zagajewski (Polónia), Amalia Bautista (Espanha) e Harryette Mullen (Estados Unidos).

A iniciativa retoma os encontros internacionais de poesia e constitui, de acordo com a Casa Fernando Pessoa, "a primeira edição de 'Lisbon Revisited', um programa de conversas e leituras, com poetas de diferentes lugares, juntando portugueses e estrangeiros, alguns já conhecidos, outros ainda por traduzir".

A primeira edição desde programa - que toma para sua designação o título do poema de Álvaro de Campos 'Lisbon Revisited' - encerra na tarde de sexta-feira e conta com música de Sérgio Pelágio.

No sábado, a Andante Associação Artística, com Cristina Paiva, apresentará o espetáculo para os mais novos 'Afinal...o gato!', a partir da poesia de Pessoa e, nesse dia, o ciclo "Sem casas não haveria ruas", feito em parceria com a Fundação José Saramago e a editora Boca, revisitará "textos condenados dos contemporâneos de Pessoa", nomeadamente de Judith Teixeira, António Botto e Raul Leal, agrupados sob o título 'Literatura de Sodoma': os amigos censurados de Pessoa".

Sábado encerrará com a cantora Sofia Vitória a interpretar poemas de Fernando Pessoa em inglês, acompanhada por músicos como José Peixoto e Luís Figueiredo, no programa "Echoes", que toma por lema as últimas palavras de Pessoa: "I know not what tomorrow will bring".

Os festejos do nascimento de Fernando Pessoa estender-se-ão por 2019, mas a Casa Fernando Pessoa lança já esta semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório