Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º
Finanças Investimentos Beira Baixa lança concurso para recu...

Beira Baixa lança concurso para recuperação de colónia balnear

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) lançou um concurso público de conceção para a elaboração do projeto de recuperação do edifício da antiga colónia balnear de Castelo Branco na Areia Branca, concelho da Lourinhã.

Beira Baixa lança concurso para recuperação de colónia balnear
Notícias ao Minuto

23:28 - 23/01/23 por Lusa

Casa Lourinhã

"A apresentação das propostas decorre até 16 de abril e podem apresentar propostas, profissionais independentes ou empresários em nome individual (desde que inscritos na Ordem dos Arquitetos), pessoas coletivas cujo objeto social compreenda a atividade de elaboração de estudos ou projetos de arquitetura, sociedades profissionais de arquitetos e organizações associativas de arquitetos", explicou, em comunicado, a CIMBB.

O edifício da colónia balnear de Castelo Branco na Areia Branca é atualmente propriedade da CIMBB.

Segundo o presidente da CIMBB e da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, "o investimento para a requalificação do imóvel deverá rondar valores entre os 3,8 e os 4,2 milhões de euros".

A colónia funcionou durante 30 anos, maioritariamente para crianças e jovens do distrito de Castelo Branco, sendo que o equipamento se encontra desativado, desde 2009, após uma forte tempestade que degradou a cobertura do imóvel.

"Alinhada com a estratégia de investimento da Câmara Municipal da Lourinhã na reabilitação do areal da Praia Branca, a CIMBB pretende encontrar uma solução para o avançado estado de degradação do imóvel, reconhecendo que existe interesse em transformar os conteúdos programáticos do edificado pela grande viabilidade de investimento, assente numa estratégia de reconversão do programa, tendo em vista a exploração turística", lê-se na nota.

Apesar do estado de degradação atual do edifício, a CIMBB sublinhou que a antiga colónia "é um espaço com um vasto valor imaterial, associado à função que esteve na sua origem".

"O objetivo central é a reabilitação do edifício e a requalificação do local, mantendo o propósito funcional do mesmo, ou seja, criar um espaço para todas as idades".

O concurso público de conceção para a elaboração do projeto de recuperação do edifício da antiga colónia balnear da Areia Branca na Lourinhã foi promovido pela CIMBB e que conta com a assessoria técnica da Ordem dos Arquitetos - Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Segundo o anúncio de procedimento publicado em Diário da República, a seleção dos trabalhos de conceção será realizada de acordo com os seguintes fatores: solução conceptual (ponderação de 50%), funcionalidade (ponderação de 30%) e exequibilidade do projeto (ponderação de 20%).

A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

Leia Também: Atividade na reabilitação urbana cai 3,4% em dezembro

Campo obrigatório