Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Politécnico de Coimbra vai construir...

Politécnico de Coimbra vai construir nova residência para estudantes

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) assinou o contrato para a construção de uma nova residência para estudantes, com 400 novas camas, em São Martinho do Bispo, naquela cidade.

Politécnico de Coimbra vai construir nova residência para estudantes
Notícias ao Minuto

23:43 - 25/11/22 por Lusa

Casa Habitação

Trata-se de 400 novas camas que vão ficar disponíveis para estudantes do IPC, num espaço denominado Espaço U, informou o Instituto, numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.

O edifício será construído no campus onde se situa a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), o Instituto de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e os serviços centrais do IPC.

O contrato foi assinado na quinta-feira pelo vice-presidente do IPC, José Gaspar, e pelo Governo.

O acordo foi formalizado "durante a Sessão Comemorativa do "Dia Mundial da Ciência: a excelência da investigação em Portugal", no âmbito Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), e representa um investimento de cerca de 13 milhões de euros", sublinha o Politécnico.

Este contrato surge na sequência das propostas apresentadas pelo Politécnico de Coimbra ao financiamento no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

As propostas, refere o IPC, contemplam também os contratos já assinados para reabilitação das residências já existentes na cidade de Coimbra, com cerca de 350 camas, e para construção de uma nova residência em Oliveira do Hospital com 100 camas.

Na cerimónia, que contou com a presença do primeiro-ministro António Costa, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, foram assinados contratos com mais sete entidades.

De acordo com o IPC, os termos de aceitação agora assinados decorrem do reforço anunciado em setembro pelo primeiro-ministro António Costa, no valor de 72 milhões de euros, que acresce à dotação inicial, no valor de 375 milhões de euros.

Atualmente, o Instituto Politécnico de Coimbra é constituído por seis unidades de ensino: Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC).

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) fazem igualmente parte do IPC.

Frequentado por cerca de 11 mil estudantes, distribuídos por aquelas seis escolas, o Politécnico de Coimbra ministra atualmente 23 cursos técnicos superiores profissionais, 61 licenciaturas, 67 pós-graduações e 54 mestrados, de acordo com a sua página na Internet.

Leia Também: Residência para estudantes com 204 quartos em Braga pronta em 2023

Campo obrigatório