Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Finanças Investimentos Fábrica de António Estrella/Júlio Af...

Fábrica de António Estrella/Júlio Afonso é monumento de interesse público

A Fábrica de António Estrella/Júlio Afonso, na Covilhã, distrito de Castelo Branco, foi classificada como Monumento de Interesse Público, segundo uma portaria publicada em Diário da República.

Fábrica de António Estrella/Júlio Afonso é monumento de interesse público
Notícias ao Minuto

09:47 - 17/11/22 por Lusa

Casa Covilhã

No despacho assinado pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, destaca-se que o edifício remonta a 1853 e que está situado na Covilhã, "coração da indústria nacional de lanifícios desde a Idade Média".

"O conjunto é indissociável do amplo edificado industrial da cidade, convivendo com as ribeiras da Carpinteira e da Goldra, em grande parte responsáveis pela fixação destes engenhos no local", acrescenta.

Segundo o diploma, a fábrica está inserida nas designadas 'fábricas de pisos' e constitui um importante testemunho vivo desta tipologia no âmbito do património industrial português", sendo "composta por vários edifícios distintos e articulados, alguns dos quais resultado da adaptação de estruturas anteriores, conjugados com uma propriedade agrícola e zonas de lazer que permitiam residir no local".

"Embora tendo sofrido diversas adaptações ao longo dos anos, a Fábrica de António Estrella, posteriormente adquirida pelo industrial Júlio Afonso, é uma das poucas que chegaram intactas até aos nossos dias, tendo-se mantido em laboração contínua até 2002, conservando ainda a quase totalidade da sua maquinaria", é referido.

O documento aponta ainda que a classificação da Fábrica de António Estrella/Júlio Afonso reflete os critérios "relativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho notável de vivências ou factos históricos, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica e urbanística, e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva".

Esta classificação também inclui a fixação da zona especial de proteção (ZEP), que tem em consideração a implantação e a envolvente urbanística e paisagística do agora monumento de interesse público.

"A sua fixação visa evitar o surgimento de intervenções com impacto descontextualizador, salvaguardando a manutenção das características fundamentais do lugar e as perspetivas da sua contemplação e fruição", aponta a portaria.

Atualmente, esta fábrica agrega a componente fabril e o projeto criativo New Hand Lab, e o pedido de classificação partiu da atual direção da fábrica, em parceria com a Câmara da Covilhã, disse à agência Lusa o proprietário, Francisco Afonso, quando o processo foi desencadeado.

Além da componente fabril, o espaço também integra o New Hand Lab, que se apresenta como um local que promove a criatividade e as iniciativas dos criadores locais.

Leia Também: Presidente do Sp. Covilhã anuncia contratação de reforços até dezembro

Campo obrigatório