Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º
Finanças Investimentos Comprar casa? Subida dos juros faz t...

Comprar casa? Subida dos juros faz taxa de esforço crescer para 41%

Há um ano, a taxa de esforço era de 28%, de acordo com dados do idealista.

Comprar casa? Subida dos juros faz taxa de esforço crescer para 41%

A taxa de esforço das famílias para comprar casa aumentou para 41% em setembro de 2022, à boleia da subida dos juros que se tem verificado nos últimos meses, de acordo com dados do idealista, divulgados esta quinta-feira. 

"A subida dos juros nos últimos meses está a provocar um aumento no esforço financeiro das famílias portuguesas para a compra de casa, destinando 41% do seu rendimento familiar para esse fim. Comparando com há um ano, as famílias destinavam 28% dos seus rendimentos", pode ler-se num comunicado enviado ao Casa ao Minuto.

Ao que indica o portal de imobiliário, esta é uma situação transversal, já que "acontece em todos os distritos e capitais de distrito portugueses". 

Onde é que o esforço aumentou mais? 

Os dados divulgados revelam ainda que "foi no distrito de Lisboa onde mais aumentou o esforço necessário para comprar casa, passando de uma taxa de 39% do rendimento familiar no terceiro trimestre de 2021 aos 58% deste ano".

Seguem-se Faro (de 31% a 45%), Setúbal (de 24% a 38%), Porto (de 29% aos 41%) e Madeira (de 23% aos 35%).

O estudo do idealista, refira-se, "cruzou os preços de venda em setembro de 2022 com os custos financeiros da compra de uma casa e a estimativa do rendimento familiar nesse mesmo período".

Leia Também: Empréstimos para comprar casa? Procura desceu ligeiramente

Campo obrigatório