Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Paralisia cerebral. Os fatores que o devem deixar em alerta

Esta quinta-feira, 6 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. Existem sintomas a que tem de estar atento.

Paralisia cerebral. Os fatores que o devem deixar em alerta
Notícias ao Minuto

15:02 - 06/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial da Paralisia Cerebral.

A paralisia cerebral é o resultado de malformações cerebrais que ocorrem antes do nascimento, numa altura em que o cérebro se está a formar. Também podem acontecer logo após o nascimento. Existem alguns fatores a que deve estar alerta.

Leia Também: Como é que a luz do dia afeta o cérebro?

Esta quinta-feira, 6 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. No passado mês de março, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) revelou o relatório do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral. Foram dados a conhecer algumas das causas a que deve estar atento.

A prematuridade é indicado como o principal fator de risco em Portugal, em especial em crianças nascidas com menos de 28 semanas. A idade da mãe superior a 39 anos à data do nascimento, a malformação congénita e o facto de nascer com pouco peso em relação ao comum são assumidas como outras causas.

“Um terço dos adolescentes referiu dificuldades significativa nas competências de comunicação pela fala, mas apenas 15% utilizavam um meio aumentativo e/ou alternativo de comunicação”, continua o relatório.

Este programa do SNS foi criado em 2006. Tem ajudado a contribuir para "a satisfação das necessidades de saúde, educação e apoio social de quem vive com paralisia cerebral.”

Leia Também: Covid-19 e gripe podem levar a lesões no cérebro, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório