Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º
Imobiliário Arrendamento Terá Passos pedido fatura pelo arren...

Terá Passos pedido fatura pelo arrendamento da casa de férias?

A Antena 1 foi ouvir vários especialistas sobre a pergunta colocada a Passos Coelho em 2012, que continua por responder: ‘Terá o primeiro-ministro pedido fatura pelo arrendamento da casa de férias?’. Na perspetiva dos especialistas, o argumento do chefe do Governo não é válido, porque um assunto destes não pode ser encarado como algo “do foro privado”.

Terá Passos pedido fatura pelo arrendamento da casa de férias?
Notícias ao Minuto

16:05 - 17/04/14 por Notícias Ao Minuto 

Casa Notícias

Dois anos depois, as férias de Pedro Passos Coelho no Algarve, que geraram a desconfortável questão ‘Terá o primeiro-ministro pedido fatura pelo arrendamento da casa?’, voltaram à discussão, com a Antena 1 a questionar vários especialistas sobre a matéria.

Na altura, o chefe do Governo alegou que se tratava de um assunto do foro privado, mas assim não entendem especialistas como o bastonário da Ordem dos Técnicos de Contas.

“Não é uma questão do foro pessoal. Trata-se do comportamento de um cidadão numa sociedade para com a qual tem obrigações. A não ser assim, ninguém tem obrigação de pedir uma fatura”, afirmou Domingues de Azevedo, citado pela RTP1.

Também Paulo Morais, da Associação Transparência e Integridade, partilha desta opinião, dizendo que “a questão tem mesmo de ser esclarecida”, porque “as questões patrimoniais de quem anda na vida pública não são de foro privado”.

“Dizer que é de foro íntimo o aluguer de uma casa é de quem não tem fatura, como é evidente”, frisou o responsável.

Domingues de Azevedo foi mais longe, afirmando que “se fosse um cidadão comum, no dia seguinte estava a ser objeto de uma fiscalização”.

Campo obrigatório