Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º
Lar Eficiência energética Afinal, compensa (ou não) instalar p...

Afinal, compensa (ou não) instalar painéis solares?

De uma maneira geral, estes equipamentos compensam a longo prazo. 

Afinal, compensa (ou não) instalar painéis solares?

Não há uma resposta certa para esta questão, já que cada caso é um caso. Contudo, uma análise da plataforma de comparação de produtos de crédito e telecomunicações ComparaJá revela que, de uma maneira geral, estes equipamentos compensam a longo prazo

"É um facto que um painel solar é um equipamento de alto custo, sobretudo se o comparamos com a maioria das despesas do nosso quotidiano. No entanto, tendo em conta que têm cerca de 25 anos de vida útil, que representam poupanças significativas e que estão cada vez mais baratos, é possível concluir que compensam a longo prazo", adianta aquela plataforma. 

Ainda assim, vale sublinhar que cada caso é um caso, já que "são vários os fatores que vão determinar a produção e o custo do sistema". 

Quais as vantagens e desvantagens?

De acordo com o ComparaJá, a vantagem "mais óbvia dos painéis solares é a redução da fatura de eletricidade que, dependendo de vários fatores, pode ultrapassar os 30%, uma vez que irá gerar eletricidade de modo gratuito durante o dia".

Acresce ainda que é uma opção amiga do ambiente, "capaz de gerar eletricidade limpa e renovável". Além disso, "aumentam o valor da sua casa no mercado, uma vez que é um extra cada vez mais procurado". 

E as desvantagens? "A compra e instalação de um conjunto de painéis solares pode representar um custo avultado, mas que se paga em alguns anos e para o qual já existem soluções de financiamento específicas", adianta a plataforma.

Outra desvantagem é que os painéis solares só produzem eletricidade durante o dia e "atingem a capacidade máxima com sol e céu aberto". 

Leia Também: Região de Leiria reclama aumento dos apoios para os transportes públicos

Campo obrigatório