Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Programa desafia universitários a en...

Programa desafia universitários a encontrarem soluções para casas vazias

A iniciativa chama-se HACKATHOME e tem um total de 10 mil euros para premiar as equipas vencedoras. 

Programa desafia universitários a encontrarem soluções para casas vazias
Notícias ao Minuto

08:35 - 13/05/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a incubadora Startup Lisboa lançaram um programa que desafia os estudantes universitários a encontrarem soluções para as mais de 48 mil casas vazias na capital. A iniciativa chama-se HACKATHOME e tem um total de 10 mil euros para premiar as equipas vencedoras. 

"A maratona HACKATHOME pretende dar resposta e ajudar a desenvolver ideias tecnológicas, inovadoras e sustentáveis para o desafio de dar nova vida às casas vazias da cidade", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A iniciativa vai decorrer nos dias 28 e 29 de maio no Hub Criativo do Beato, segundo a mesma nota, e os interessados podem submeter as candidaturas aqui, até ao dia 24 de maio. 

"Lisboa tem quase 48 mil casas vazias ou edifícios devolutos que não estão a servir a sua função habitacional. A Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com a Startup Lisboa, incubadora de empresas na área da tecnologia, quer apelar ao conhecimento e dinamismo do ecossistema empreendedor para definir políticas públicas apoiadas na cocriação com os cidadãos", é referido na mesma nota. 

Vão ser selecionadas até 15 equipas, compostas por três a cinco membros, com formação em áreas diversas e perfis de tecnologia, gestão, engenharias ou arquitetura, que terão como missão pensar soluções digitais e sustentáveis (ao nível social, ambiental e económico) que possam ser implementadas na cidade para ajustar a oferta e a procura de habitação.

Leia Também: Fim de semana de futebol: 12 jogos que não pode mesmo perder na TV

Campo obrigatório