Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Mais de 70 mil já identificaram prop...

Mais de 70 mil já identificaram propriedades no Balcão Único do Prédio

Balcão Único do Prédio já está disponível em 137 municípios e pretende alcançar os 153 concelhos que não dispõem de cadastro geométrico rústico.

Mais de 70 mil já identificaram propriedades no Balcão Único do Prédio

Mais de 70 mil cidadãos já identificaram as suas propriedades rústicas no Balcão Único do Prédio (BUPi), a plataforma que "potencia o conhecimento do território", revelou o Governo, na quinta-feira. 

Numa nota enviada às redações, o Ministério da Justiça indicou que o BUPi já está disponível em 137 municípios e pretende alcançar os 153 concelhos que não dispõem de cadastro geométrico rústico.

"Ao identificarem os terrenos no BUPi e procederem ao registo da propriedade, estas pessoas garantem os seus direitos e contribuem para assegurar uma base de conhecimento alargado sobre o território, indispensável ao desenvolvimento de políticas públicas de valorização territorial", sublinha a tutela. 

Com a ação destes cerca de 70 mil cidadãos e do trabalho dos mais de 700 técnicos habilitados dos municípios, "já foi possível identificar no BUPi mais de 400 mil matrizes rústicas".

Contudo, o "número de sobreposições detetado é reduzido (1,5%), estando em curso os desenvolvimentos necessários a corrigir e evitar esses conflitos". 

Leia Também: Quantos contratos a termo posso ter até me tornar efetivo?

Campo obrigatório