Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Arrendamento Promotora imobiliária Panattoni anun...

Promotora imobiliária Panattoni anuncia parque logístico em Valongo

A promotora imobiliária logístico-industrial Panattoni anunciou hoje a criação do seu primeiro parque logístico em Portugal, em Valongo, que será o "maior projeto logístico no norte do país", com um investimento global superior a 50 milhões de euros.

Promotora imobiliária Panattoni anuncia parque logístico em Valongo
Notícias ao Minuto

11:28 - 07/04/22 por Lusa

Casa Panattoni

O parque logístico da Panattoni prevê albergar dois edifícios -- com 27.000 e 47.000 metros quadrados -- para arrendamento.

O projeto terá um acesso direto à autoestrada A41 e ficará localizado a dois quilómetros da A4, disponibilizando perto de 75.000 metros quadrados para acomodar plataformas customizadas de logística ou 'cross docking' em módulos a partir de 12.000 metros quadrados.

O grupo internacional chega a Portugal após um percurso conjunto com a empresa bracarense Castro Group -- que atua nas áreas da promoção imobiliária e construção -- e assessorado pela Savills Portugal.

"É com orgulho que anunciamos a nossa chegada ao mercado português após o acordo com o Castro Group. Um mercado com excelentes condições para investir e crescer, de mãos dadas com as empresas locais e internacionais que operam em Portugal", afirmou o diretor-geral da Pamattoni para Espanha e Portugal, Gustavo Cardozo, acrescentando que "é o início de um claro compromisso em continuar a crescer nos diferentes mercados da Península Ibérica, sendo Portugal um destino especial de investimento".

O projeto estará "em linha com a filosofia 'Go Earthwise with Panattoni'" e terá "o certificado de construção sustentável BREEAM 'very good', que garante o cumprimento dos mais altos padrões de sustentabilidade", segundo o documento, que acrescenta que será instalada "uma central fotovoltaica, um sistema de iluminação LED de baixo consumo e carregadores para veículos elétricos, utilizados nas entregas de 'last mile'".

As entregas 'last mile' são, ainda, um ponto de destaque para a Panattoni, que sublinha a adjacência do projeto ao Porto -- a 25 minutos -- e às principais autoestradas.

O parque logístico terá, ainda, capacidade potencial para o desenvolvimento de escritórios e estacionamento para 300 veículos, até 150 cais de carga e parque para bicicletas.

Citado no documento, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, destacou o "grande investimento" que foi atraído para o seu concelho.

"Acreditamos que um investimento superior a 50 milhões de euros, num parque logístico de última geração e com um parceiro internacional de referência como a Panattoni, traz mais oportunidades para o tecido empresarial local e criação de mais emprego", apontou o autarca.

Leia Também: Paris convoca embaixador russo após comentário "indecente" sobre Bucha

Campo obrigatório