Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Finanças Crédito à habitação Empréstimo para comprar casa: Taxa v...

Empréstimo para comprar casa: Taxa variável, mista ou fixa?

Sabe em que consiste cada taxa? Se está a pensar pedir um empréstimo, este artigo é para si.

Empréstimo para comprar casa: Taxa variável, mista ou fixa?

Vai contratar um crédito à habitação, mas não sabe que taxa escolher? Antes de mais, importa sublinhar que pode optar por uma das seguintes situações: Taxa variável, mista ou fixa. Qual é a diferença? Já lá vamos. 

"Antes de avançar com o crédito precisa de ponderar que tipo de taxa prefere. Se a taxa variável, em que a prestação do seu crédito vai ser mais baixa no início. Mas em que corre o risco de ver a sua prestação aumentar durante o prazo do contrato. Ou se prefere pagar um valor mais elevado, pelo menos no início, mas tem a garantia que durante o prazo contratado este valor não sofre alterações", explica o Doutor Finanças

Fique a par do que significa cada uma das três taxas, de acordo com a empresa especializada em finanças pessoais: 

  • Taxa variável 

"Em Portugal, a maioria dos contratos de crédito habitação estão associados à taxa Euribor a 6 meses. E isto implica que de seis em seis meses a sua prestação mensal seja revista. O valor desta taxa é mais baixo em relação aos praticados numa taxa fixa, pelo menos no início do contrato. Contudo, é preciso ter em consideração que a sua prestação poderá sofrer alterações significativas ao longo do prazo de crédito."

  • Taxa fixa 

"Optando por uma taxa fixa o valor da sua prestação mensal irá manter-se sempre igual ao longo do contrato. Para que o banco chegue a um valor da sua taxa fixa terá de avaliar, tal como na taxa variável, o risco de conceder-lhe um crédito, o Loan-to-Value (rácio entre o valor do empréstimo e do imóvel), as garantias que dará e o risco de fixar esta taxa durante o prazo do seu contrato de crédito."

  • Taxa mista

"Esta taxa consiste na contratação de uma taxa fixa nos primeiros anos do contrato, que pode ser, por exemplo, um prazo de 5, 10 ou 15 anos, e após o período acordado passa para uma taxa variável. Isto significa que no primeiro período a sua prestação mensal é sempre igual, e após esse prazo terminar a sua prestação rege-se pela Euribor."

Leia Também: Petróleo arranca a semana em baixa. Brent está a valer 113 dólares

Campo obrigatório