Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Grândola. Autarquia diz que é necess...

Grândola. Autarquia diz que é necessário "regular o mercado" da habitação

A Câmara de Grândola, no distrito de Setúbal, iniciou um processo de auscultação dos "principais atores no território" com vista à construção de uma Estratégia Integrada de Desenvolvimento Sustentável (EIDS), cuja implementação terá "máxima prioridade".

Grândola. Autarquia diz que é necessário "regular o mercado" da habitação
Notícias ao Minuto

11:01 - 01/03/22 por Lusa

Casa Grândola

Além disso, o autarca defendeu que é necessário "regular o mercado" da habitação, admitindo parcerias com cooperativas de habitação e o desenvolvimento de "projetos de habitação a custos controlados" para "impor um travão à especulação imobiliária" no concelho.

"Chegámos a um momento em que temos de olhar para o nosso concelho e pensar o que devemos perspetivar e o que é importante nos próximos 10 anos", explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Grândola (CDU), António Figueira Mendes.

De acordo com o autarca, este trabalho será feito "em conjunto com todos os representantes no município das diversas atividades" ligadas aos setores do turismo, agricultura, ambiente, serviços, social, saúde e educação.

"O diagnóstico está feito, sabemos a situação que temos neste momento [no território] e procuramos neste plano, em conjunto com a indústria, o turismo, a agricultura e as florestas, com o desenvolvimento social e com o ambiente, ouvir os 'stakeholders' dessas áreas para encontrar o caminho do equilíbrio entre todas estas atividades", realçou.

Em comunicado, o Município de Grândola, referiu que será dada "máxima prioridade" à implementação da EIDS -- Grândola 2030, considerada "um instrumento indispensável" para o território.

O processo de construção da EIDS - Grândola 2030, aberto e participativo, sustenta-se no diagnóstico em torno de quatro grandes áreas temáticas: coesão e inclusão, inovação e competitividade, sustentabilidade e natureza, conectividade e proximidade, indicou o município.

Na primeira reunião, realizada na passada quarta-feira, com as principais entidades ligadas ao setor agrícola, foi abordada a temática da inovação e da competitividade.

Com esta estratégia, o executivo liderado por Figueira Mendes disse esperar identificar "as ameaças e as oportunidades" que possam "conduzir a um desenvolvimento integrado e sustentável" do concelho.

"Continuamos a ter uma base do setor primário, a floresta, a pastorícia e a pecuária, muito significativa e que queremos preservar", frisou o autarca, colocando também na equação os setores da "indústria, do turismo e os serviços".

Outra das preocupações é a falta de respostas nas áreas da habitação, emprego e formação profissional face "aos postos de trabalho que estão a ser criados" no concelho de Grândola.

"Iremos fazer tudo para ter uma resposta ao nível do ensino intermédio ou superior que responda aos postos de trabalho que estão a ser criados, mas, para isso, precisamos de ter uma resposta ao nível da habitação", acrescentou.

Leia Também: Empréstimos a particulares continuam a acelerar no arranque de 2022

Campo obrigatório