Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Como escolher o melhor local para a ...

Como escolher o melhor local para a máquina da loiça? A DECO diz-lhe

Para escolher a melhor localização para colocar a sua máquina de lavar a loiça na cozinha, tem de "respeitar algumas regras", revela a defesa do consumidor. Ora veja.

Como escolher o melhor local para a máquina da loiça? A DECO diz-lhe
Notícias ao Minuto

09:50 - 31/01/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Hotel

Caso a sua cozinha não esteja preparada para a instalação de uma máquina de lavar loiça ou deseja fazer uma remodelação, "tem a vantagem de poder escolher a localização do aparelho", começa por salientar a DECO. No entanto, tem de "respeitar algumas regras." 

De acordo com a defesa do consumidor, a localização mais prática é na zona inferior ao escorredor do lava-loiça. Isto porque poderá facilitar o trabalho no momento de arrumar a loiça suja na máquina. Ainda assim, são possíveis outras disposições, como sob a placa de fogão.

"Há quem opte por esta solução para otimizar o espaço, pois o mesmo módulo do armário de cozinha é aproveitado para dois eletrodomésticos", enfatiza a DECO. No entanto, saiba que é vital consultar o manual de instruções da placa, "pois alguns fabricantes não recomendam este tipo de instalação", explica.

Neste contexto, a DECO reforça que a configuração da cozinha deve ser idealizada por um profissional qualificado pois saberá "respeitar as devidas regras de funcionalidade e segurança, que variam em função do espaço existente e dos desejos do proprietário."

Assim, a criação do ponto de instalação da máquina de lavar loiça deve ser feita por profissionais habilitados, "isto é importante, não só para sua segurança, mas porque, em caso de acidente, a companhia de seguros pode recusar-se a pagar as reparações se o trabalho tiver sido feito por alguém não devidamente credenciado para tal", finaliza a defesa do consumidor.

Leia Também: Artigos que pode lavar na máquina da loiça (e não são pratos)

Campo obrigatório