Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º
Finanças IMI Pagar o IMI este ano? As datas que d...

Pagar o IMI este ano? As datas que deve marcar na agenda

Para que não se esqueça do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o Casa ao Minuto partilha consigo as datas corretas para cada prestação. Marque na sua agenda.

Pagar o IMI este ano? As datas que deve marcar na agenda
Notícias ao Minuto

09:43 - 25/01/22 por Notícias ao Minuto 

Casa IMI

Janeiro está a chegar ao fim e com isso aproxima-se o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para este ano. As taxas do IMI já foram comunicadas às Finanças pelas autarquias e também já foi publicado o calendário para pagar este imposto em 2022. Para que não se esqueça do pagamento do IMI, o Casa ao Minuto partilha consigo as datas corretas para cada prestação. Marque na sua agenda.

De realçar que o IMI é um imposto municipal que incide sobre os prédios rústicos e urbanos, aplicando-se uma taxa de 0,8% no caso dos primeiros e uma taxa entre 0,3% e 0,45% no caso dos segundos.

Pagamento total do IMI ou 1.ª prestação até 31 de maio

Até 31 de maio deve efetuar o pagamento da totalidade do IMI, se o seu valor do imposto for igual ou inferior a 100 euros. Mas caso o valor seja superior a 100 euros, este também é o prazo limite para pagar a primeira prestação.

Pagamento da 2.ª prestação do IMI

De acordo com a Agenda Fiscal, se o valor for superior a 100 euros e igual ou inferior a 500 euros, o pagamento da segunda prestação deverá ser efetuado até 30 novembro de 2022. Mas se o IMI a pagar for superior a 500 euros, os proprietários devem pagar a segunda prestação do imposto até 31 de agosto de 2022.

Isto significa que para quem tiver de pagar um IMI com um valor superior a 100 euros e igual ou inferior a 500 euros pode fazê-lo em duas vezes, sendo que a primeira prestação é cobrada até 31 de maio e a segunda até 30 de novembro.

Pagar a 3.ª prestação para IMI superior a 500 euros

Já para os proprietários de imóveis que tenham de pagar um IMI superior a 500 euros, podem pagar o imposto em três prestações, sendo que a terceira e última deverá ser paga até ao dia 30 de novembro de 2022.

Nestes casos é possível pagar a primeira prestação do IMI até 31 de maio, a segunda até 31 de agosto e a terceira até 30 de novembro.

Pagar Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) até 31 de setembro

O pagamento do Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI), um imposto que prevê taxas adicionais sobre os imóveis que possuem valores patrimoniais superiores a 600 mil euros, deverá ser pago até dia 31 de setembro de 2022.

Leia Também: Construir e reabilitar em São João da Madeira? Novos benefícios em vigor

Campo obrigatório