Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º
Finanças IMI IMI: Nove câmaras com taxa máxima. C...

IMI: Nove câmaras com taxa máxima. Consulte 'aqui' a do seu município

Das 308 câmaras municipais do país, 180 decidiram aplicar este ano o IMI pela taxa mínima de 0,3%. Apenas 20 praticam taxas acima dos 0,4%, sendo que, destas, nove têm a taxa máxima (0,45%).

IMI: Nove câmaras com taxa máxima. Consulte 'aqui' a do seu município
Notícias ao Minuto

08:42 - 05/01/22 por Notícias ao Minuto 

Casa IMI

A Autoridade Tributária (AT) já divulgou a lista das taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que será cobrada pelos municípios este ano. Segundo apurou o Casa ao Minuto, de acordo com os dados recolhidos no Portal das Finanças, a maioria das autarquias decidiu aplicar a taxa mínima do IMI (0,3%) a cobrar aos munícipes em 2022. Apenas 20 praticam taxas acima dos 0,4%, sendo que, destas, nove têm a taxa máxima (0,45%).

De realçar que o IMI é um imposto municipal que incide sobre os prédios rústicos e urbanos, aplicando-se uma taxa de 0,8% no caso dos primeiros e uma taxa entre 0,3% e 0,45% no caso dos segundos. Cabe aos executivos camarários decidir, no intervalo referido, que taxa efetivamente aplicar, comunicando à AT até 31 de dezembro de cada ano.

Das 308 câmaras municipais do país, 180 decidiram aplicar este ano o IMI pela taxa mínima de 0,3%. Apenas 20 praticam taxas acima dos 0,4%, com nove têm a taxa máxima (0,45%).

Nessa lista, constam o município de Vila Nova de Poiares (0,45%), em Coimbra; o município de Alandroal (0,45%), em Évora; o município de Vila Real de Santo António (0,5%), em Faro; o município de Nazaré (0,45%), em Leiria; o município de Mafra (0,45%), em Lisboa; o município do Nordeste e de Vila Franca do Campo (ambos 0,45%), em Ponta Delgada; o município do Cartaxo (0,45%), em Santarém e o município de Caminha (0,45%), em Viana do Castelo.

No entanto, para facilitar a consulta dos valores, a AT disponibilizou, como é habitual, na página do Portal das Finanças um separador que permite a consulta da taxa que será cobrada por cada município - pode consultar aqui

Ou então pode aceder à página principal do Portal das Finanças, selecionando depois a opção 'cidadãos' e 'consultar'. Depois, ser-lhe-á apresentada uma extensa lista e deve selecionar em 'Taxas do Município'.

Depois, no formulário que lhe será apresentado, deve indicar o ano que pretende consultar - no caso será o de 2021 - e o distrito. Posteriormente, será apresentada uma lista com a respetiva taxa aplicada em cada município desse mesmo distrito.

Leia Também: Quantas autarquias irão manter a taxa do IMI no próximo ano? E baixar?

Campo obrigatório