Meteorologia

  • 27 JUNHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º
Imobiliário Habitação Porto vai ter três novas residências...

Porto vai ter três novas residências universitárias com mais de 270 camas

A Câmara e a Universidade do Porto (U.Porto) vão avançar com três novas residências universitárias, que totalizam mais de 270 camas para estudantes, sendo que a primeira, no centro histórico, funcionará no próximo ano letivo, foi hoje anunciado.

Porto vai ter três novas residências universitárias com mais de 270 camas

Em comunicado, a Câmara Municipal do Porto revela que no antigo Centro Social da Sé, na Rua da Banharia, vai nascer uma nova residência para estudantes.

Com instalações requalificadas e renovadas pelo município, o espaço dispõe de cerca de 20 camas para estudantes e funcionará já no início do próximo ano letivo.

Esta residência surge no âmbito de um projeto-piloto de gestão partilhada de residências para estudantes estabelecido entre a autarquia, a Federação Académica do Porto (FAP) e a U.Porto.

A par desta residência, o município e a universidade estão a estudar candidaturas conjuntas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que possibilitem a construção, em parceria, de mais duas residências na cidade.

Uma das residências em estudo situa-se no Morro da Sé, no centro histórico, onde está prevista uma área de construção de 6.750 metros quadrados e um investimento estimado em cerca de sete milhões de euros.

A outra residência será no Monte Pedral, na Rua da Constituição, onde a área de construção ronda os 5.000 metros quadrados e o investimento entre os seis e 6,5 milhões de euros.

"Estas estruturas permitirão acomodar cerca de duas centenas de estudantes em zonas da cidade que dispõem de fáceis acessos e várias opções de transportes públicos", acrescenta a autarquia.

Leia Também: Procura por residências de estudantes cresce na Europa. E em Portugal?

Campo obrigatório