Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º
Lar Conselhos Dividir as tarefas domésticas sem cr...

Dividir as tarefas domésticas sem criar conflitos? Eis o que pode ajudar

O facto de não se dividirem as 'lides' da casa pode causar problemas familiares. Para que isso não aconteça, é necessário que as tarefas estejam bem distribuídas por todos. Mas, como? Ora veja. 

Dividir as tarefas domésticas sem criar conflitos? Eis o que pode ajudar
Notícias ao Minuto

09:49 - 10/01/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Limpeza

Manter uma casa limpa e arrumada não é uma tarefa fácil, principalmente quando essa missão fica a cargo de uma só pessoa. Desde cozinhar, limpar e arrumar, tratam-se de atividades que precisam (mesmo) de ser divididas entre todos os membros da família, enfatiza o Ekonomista. No entanto, o facto de não se dividirem as 'lides' da casa pode causar problemas familiares. Para que isso não aconteça, é necessário que as tarefas estejam bem distribuídas por todos. Mas, como? Ora veja. 

Divida responsabilidades e não apenas tarefas

O primeiro passo para dividir tarefas domésticas de forma eficaz é o facto de estarem todos em sintonia, começa por salientar a plataforma. Ou seja, se as suas tarefas habituais são aspirar, pôr a roupa a lavar na máquina ou ir ao supermercado, cabe a si fazê-lo regularmente sem que precise de ser relembrado.

No entanto, o seu companheiro pode se esquecer de cumprir com alguma dessas tarefas. Basta que o relembre para que tal não volte a acontecer e faça-o de forma calma, sugere o Ekonomista.  

Faça um plano de divisão de tarefas

Segundo o Ekonomista, a execução de um plano de tarefas domésticas vai ajudar toda a família a manter a casa limpa, arrumada e, principalmente, evitar discussões.

Nesta lista, devem estar incluídas tarefas, como lavar a loiça, a limpeza das casas de banho, aspirar ou colocar o lixo no contentor, por exemplo. Além disto, a plataforma aconselha ainda a que adicione o tempo que cada tarefa demora a concluir, para que se condiga avaliar o seu 'peso' e estarem todos em conformidade.

Reveja o plano

Depois de colocar em prática o plano semanal, acima sugerido, reveja os resultados, no final da primeira semana.

"A limpeza foi eficaz? Todos cumpriram com as suas responsabilidades? Estão todos de acordo com as tarefas que lhes foram atribuídas? Há aspetos que podem ser melhorados ou alterados?" Em suma, deverá perceber o que pode ser feito para melhorar a divisão das tarefas de forma justa.

Trabalhem em conjunto

A verdade é que quando transformamos o trabalho de uma só pessoa numa tarefa de duas fica mais fácil de lidar com as tarefas domésticas. E alguns tipos de tarefas podem até ser feitas a dois, três ou quatro.

Por isso, no caso de ter filhos, inclua-os também nas 'lides' da casa. A plataforma sugere que experimente arrumar e limpar a sala em conjunto, "enquanto um limpa o pó, o outro aspira, por exemplo."

Aproveitem os pontos fortes de cada um

Por fim, saiba que é importante aproveitarmos os pontos fortes de cada um. Isto porque quando fazemos uma divisão desta forma, estamos a contribuir para uma limpeza mais rápida, eficaz e onde todos se sentem mais felizes e confortáveis, finaliza o Ekonomista.

Leia Também: Limpeza: Como reduzir o tempo que gasta com as tarefas domésticas?

Campo obrigatório