Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º
Lar Conselhos Integrar ou não os mais pequenos nas...

Integrar ou não os mais pequenos nas tarefas domésticas?

A verdade é que as lides da casa devem ser introduzidas gradualmente na rotina dos mais pequenos, por grau de dificuldade e consoante a idade. Por isso, fique a par de algumas das tarefas domésticas em que pode incluir os seus filhos.

Integrar ou não os mais pequenos nas tarefas domésticas?

A verdade é que educar os filhos é um verdadeiro desafio para muitos pais, contudo é importante começar a estimular os mais pequenos desde cedo. E um bom exemplo de como pode fazer isso é através das tarefas domésticas, afirma o Imovirtual. Isto porque as lides da casa devem ser introduzidas gradualmente na rotina dos mais pequenos, por grau de dificuldade e consoante a idade. Por isso, conheça algumas das tarefas domésticas em que pode incluir os seus filhos, de acordo com o portal imobiliário.

Dos 2 aos 3 anos

Ainda que pareça 'estranho' pedir a crianças de 2 a 3 anos para ajudarem a tratar das tarefas domésticas, lembre-se que quanto mais cedo começarem, melhor. No entanto, é vital que os pais se mostrem disponíveis para acompanhar todo o processo e ajudar os mais pequenos nas tarefas. Algumas das tarefas recaem em limpar o pó, arrumar os brinquedos, livros e jogos, ajudar a varrer e limpar bebidas entornadas ou comida espalhada, dá conta o portal imobiliário.

Dos 4 a 5 anos

Esta é uma altura em que as crianças começam a ter outra perceção a respeito da organização e limpeza. Por isso, é a altura ideal para acrescentar às cinco tarefas anteriormente descritas, algumas que pedem mais responsabilidade, tais como ajudar a alimentar e a cuidar dos animais de estimação, pôr e levantar a mesa às refeições, colocar a roupa suja dentro da máquina de lavar, ajudar a lavar o chão e a guardar as compras do supermercado.

Dos 6 aos 8 anos

Geralmente, estas crianças já frequentam a Escola Primária, sendo que já saberão ler e escrever. Assim, o tipo de tarefas domésticas que lhe poderão ser atribuídas devem ser mais estimulantes para criar interesse, sugere o Imovirtual. Assim, poderão ajudar a arrumar e a limpar o quarto, lavar a louça, separar a roupa suja, dobrar e guardar a roupa lavada, ajudar a fazer sandes, lavar legumes, fazer bolos e deitar o lixo fora.

Dos 9 aos 12 anos

Nesta fase os miúdos já são mais adultos, por isso, requerem um tipo de responsabilidades domésticas mais avançado. Algumas das tarefas que pode delegar aos seus filhos passam por aprender a usar a máquina de lavar roupa e a de lavar louça, ajudar a estender e a apanhar a roupa, mudar os lençóis da cama e ajudar a limpar a cozinha, a casa de banho e a lavar o carro.

Leia Também: Os copos de casa não ficaram limpos depois de lavados? Calma, há truques

Campo obrigatório