Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Conselhos Os copos de casa não ficaram limpos ...

Os copos de casa não ficaram limpos depois de lavados? Calma, há truques

Conheça as dicas de dois especialistas em limpeza para tornar os seus vidros cristalinos, mesmo que já tenha passado algum tempo desde que chegaram a casa. 'Spoiler alert': Vai querer adicionar vinagre branco à sua próxima lista de compras.

Os copos de casa não ficaram limpos depois de lavados? Calma, há truques

Abrir no armário e tirar um copo sujo é uma chatice, especialmente quando se lembra que já o lavou (e mais do que uma vez). Mas, não desespere, há truques que não o faz precisar de ter muitos músculos para eliminar toda a sujidade. Quem o diz são dois especialistas em limpeza que ofereceram algumas dicas ao Apartment Therapy, para tornar os seus vidros cristalinos, mesmo que já tenha passado algum tempo desde que chegaram a casa. 'Spoiler alert': Vai querer adicionar vinagre branco à sua próxima lista de compras, escreve a plataforma especialista em soluções para a casa.

Máquina de lavar louça também precisa de ser limpa

Se os seus copos saíram da máquina de lavar louça cobertos de pequenas manchas de comida, o próprio aparelho pode ser o culpado. "O filtro precisa de ser limpo uma vez por mês", afirma Val Olivera, dono dos Serviços de Limpeza da Val em Chicago. 

Basta desaparafusar o filtro e colocá-lo de molho durante 30 minutos numa solução de meia chávena de vinagre e meia chávena de água quente. Depois esfregue o filtro com detergente. "Vai ver que a água está toda suja", sustenta Olivera. "Às vezes a comida está lá. Se tem um animal de estimação, vai até encontrar pelos."

Já Becky Rapinchuk, do blog Clean Mama, sugere para lhes dar um banho em água morna com um pouco de sabão, esfregar e depois passar pela máquina de lavar louça novamente, se necessário.

Se não puder enxaguá-los imediatamente, deve deixá-los de molho enquanto estiver fora

A melhor abordagem é enxaguar o mais rápido possível e limpar o interior com uma esponja. Mas caso só consiga lidar com isto quando chega a casa, encha os copos com água quente e um pouco de sabão.

Se o resíduo já tiver secado ou passado pela máquina de lavar louça, Rapinchuk recomenda encher os copos com água quente e deixá-los de molho até os detritos se partirem e, em seguida, lavar os copos como de costume.

As marcas de batom são mais do que apenas um problema cosmético

Batom na borda dos copos significa que os germes ainda ali estão. Por isso, a forma mais simples de remover o resíduo é limpar a sujidade com algumas gotas de detergente numa esponja, revela Olivera. 

Caso as marcas forem teimosas ou se estiver a lavar à mão e quiser mesmo ter a certeza que o copo está desinfetado, enche uma tigela com água super quente e uma chávena de vinagre. Mergulhe durante 10 a 20 minutos e limpe as manchas com uma toalha de papel. 

As manchas de água são piores quando se tem água dura

Água dura significa mais minerais, logo, as manchas de água são o resultado de depósitos minerais. E, mais uma vez, o vinagre branco é a sua arma secreta, salienta Rapinchuk.

Com uma máquina de lavar louça, pode evitar que as manchas se formem adicionando um pouco de vinagre branco ao compartimento de enxaguamento. Já na lavagem à mão pode colocar vinagre num pano de loiça, limpar as marcas e, em seguida, lavar os copos com sabão e água antes de secar com outro pano.

Tem de lavar copos mesmo quando não os usa há algum tempo

A verdade é que de dois em dois meses, deverá retirar todos os copos do seu armário, incluindo os copos para ocasiões especiais, e levar uma tarde para os limpar profundamente. Rapinchuk recomenda rodar uma colher de sopa de vinagre em cada copo antes de lavar à mão com água quente e sabão ou colocar na máquina de lavar louça. 

Copos escorregadios e viscosos significam que está a usar demasiado detergente

"Muitas pessoas pensam que quanto mais sabão, mais limpo", declara Olivera ao Apartment Therapy. Mas quando se está a lavar à mão, só precisamos de umas gotas na esponja. Já exagerou? Então, pulverize o copo com um pouco de vinagre branco, que irá quebrar o detergente e ajudá-lo a enxaguar.

Leia Também: Há uma zona de que provavelmente se está a esquecer de limpar em casa

Campo obrigatório