Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º
Finanças Crédito à habitação Spreads em 2022? Saiba como está a o...

Spreads em 2022? Saiba como está a oferta no crédito à habitação

Se para si, 'Ano Novo' é sinónimo de 'casa nova' ou de tentar conseguir melhores condições para o empréstimo que já tem, saiba quais os valores dos spreads em 2022, segundo o ComparaJá.pt.

Spreads em 2022? Saiba como está a oferta no crédito à habitação

Em 2008, quando se deu a última crise económico-financeira, as instituições financeiras começaram a aumentar os seus spreads mínimos, tendo em alguns casos atingido valores acima de 2%. No entanto, nos últimos anos, o mercado voltou a oferecer crédito para comprar casa com spreads já iguais ou inferiores a 1%, podendo ser uma boa altura para quem pretende solicitar ou transferir um crédito à habitação.

Por isso, se para si, 'Ano Novo' é sinónimo de 'casa nova' ou de tentar conseguir melhores condições para o empréstimo que já tem, saiba quais os valores dos spreads em 2022, segundo o ComparaJá.pt.

De acordo com a plataforma, o spread é um elemento da taxa de juro que é definido individualmente por cada banco num empréstimo habitação. No fundo, trata-se da margem de lucro da instituição financeira. E no que toca a comprar casa, este é um conceito que aparecerá sempre associado ao crédito.

De realçar que o spread que o banco atribui a um determinado cliente depende do seu historial de crédito, dos seus rendimentos, do montante de empréstimo que está a pedir, das garantias apresentadas, e, muitas vezes, dos produtos que podem ser contratados para baixar o spread.

Geralmente, para receber uma bonificação no spread, os bancos permitem e até sugerem a contratação de cartões de débito e de crédito, domiciliação do ordenado, seguro de vida e multirriscos, bem como produtos de poupança, como uma conta-poupança ou um PPR. Regra geral, por cada produto contratado pelo cliente, o spread baixa numa determinada percentagem.

Spreads 2022: qual a oferta neste início do ano?

Apesar de o spread atribuído a cada cliente variar de banco para banco, todos têm estabelecido um valor mínimo para esta taxa:

Bancos Spread mínimo
Bankinter 0,95%
ActivoBank 1%
Crédito Agrícola 1%
Millennium BCP 1%
Santander 1%
Banco Best 1%
Novobanco 1%
Banco CTT 1,1%
BPI 1,1%
Eurobic 1,1%
Montepio 1,1%
Abanca 1,15%
CGD 1,23%
UCI 1,4%

Dados os dados disponibilizados pela plataforma, atualizados esta quarta-feira, dia 5 de janeiro, para crédito à habitação regime geral com taxa variável, é possível observar que os spreads praticados pelos principais bancos em Portugal, neste início de 2022, variam entre 0,95% (o valor mais baixo do mercado atualmente) e 1,4%.

No entanto, de acordo com o perfil do cliente, poderão ser obtidas condições ainda mais competitivas do que aquelas publicitadas pelas instituições financeiras. Porém, nem tudo é spread. Isto porque, se para diminuir este valor tiver de contratar produtos e/ou serviços adicionais do banco, que têm um custo para si, deverá fazer as contas e ponderar, finaliza a plataforma.

Leia Também: Bancos emprestaram 1.353 milhões para a compra de casa em novembro

Campo obrigatório