Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Valongo. 40 milhões para suprir carê...

Valongo. 40 milhões para suprir carências habitacionais de 855 famílias

Um investimento próximo dos 40 milhões de euros, a desenvolver em seis anos, vai suprir as carências habitacionais de 855 famílias de Valongo (1.858 pessoas) nos termos de um acordo de colaboração envolvendo município e Estado, disse fonte autárquica.

Valongo. 40 milhões para suprir carências habitacionais de 855 famílias
Notícias ao Minuto

11:24 - 14/12/21 por Lusa

Casa Valongo

O acordo, a assinar ainda hoje, enquadra-se no Programa de Apoio ao Acesso à Habitação "1.º Direito", do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), e alicerça a Estratégia Local de Habitação (ELH) de Valongo, no distrito do Porto, visando a construção ou reabilitação de casas para aquisição ou arrendamento.

O município liderado pelo socialista José Manuel Ribeiro fixou em 41.296.180 euros o investimento na ELH de Valongo, no conjunto dos seis anos de vigência do programa, e, desse montante, 37.286.417 euros serão executados pelo município.

"Finalmente teremos os meios e os instrumentos necessários para cumprir a Constituição que consagra o direito à habitação condigna. Vem dar resposta a um dos maiores problemas da nossa comunidade, com uma dinâmica predominantemente dirigida à reabilitação e arrendamento", considerou o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro.

Foi em maio deste ano que a autarquia de Valongo aprovou a ELH, para servir de suporte à candidatura ao "1º Direito", após identificar 855 famílias com algum tipo de carência habitacional e que se poderiam enquadrar-se naquele programa.

Tais carências, frisou então o município, foram agrupadas em três grandes tipologias de problema: 423 famílias com inscrição válida e a aguardar atribuição de uma habitação pública (famílias em lista de espera), 382 famílias a residir em fogos de habitação municipal a necessitar de intervenção de reabilitação e 50 a residir em habitação própria e permanente sem condições de habitabilidade.

O plano de ação da ELH de Valongo "contempla um total 23 ações, 19 das quais a serem implementadas pela câmara e as restantes quatro por beneficiários diretos (com o apoio dos serviços técnicos do município)", explicou.

Sobre as diferentes tipologias de solução previstas no "1.º Direito", a ELH propõe-se recorrer a cinco soluções, com prevalência para a solução "construção", que consome 35% do investimento total previsto.

Quanto à solução conjugada de "aquisição e reabilitação", é indicado um "peso de cerca de 45% no total do investimento previsto".

A solução menos preponderante é a que respeita ao "arrendamento para subarrendamento".

O acordo é celebrado na tarde de hoje, em Valongo, numa cerimónia presidida pelo ministro Pedro Nuno Santos, que tutela o setor.

Leia Também: Embaixada chinesa dá bolsas a 75 estudantes timorenses

Campo obrigatório