Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Embaixada chinesa dá bolsas a 75 estudantes timorenses

A Embaixada da China em Díli deu bolsas de estudo a 75 estudantes da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL) para o atual ano letivo, numa cerimónia realizada na segunda-feira.

Embaixada chinesa dá bolsas a 75 estudantes timorenses
Notícias ao Minuto

11:23 - 14/12/21 por Lusa

Mundo Educação

Segundo um comunicado da embaixada, os bolsistas foram escolhidos pela universidade entre os estudantes vindos de famílias desfavorecidas, num processo ratificado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura (MESCC) de Timor-Leste.

O embaixador da China em Díli, Xiao Jianguo, disse na cerimónia esperar que as bolsas possam ajudar os estudantes a ter melhores resultados, mitigando as dificuldades económicas que muitas famílias timorenses sentem devido à pandemia da covid-19 e às cheias de abril.

Desde o lançamento deste programa, em 2019, a embaixada já apoiou mais de 185 estudantes timorenses de comunidades carenciadas, sublinhou o diplomata.

Em 2022, ano em que se celebra o 20.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, a China está disposta a reforçar o apoio à recuperação económica de Timor-Leste, disse Xiao Jianguo.

Segundo o comunicado, o reitor da UNTL, Francisco Miguel Martins, e a diretora-geral do MESCC, Maria Filomena Lay Guterres, agradeceram à China pelo apoio a Timor-Leste nos setores da educação e cultura.

Os dois responsáveis lembraram ainda que a China disponibilizou doses de vacinas chinesas contra a covid-19 para proteger a população timorense, incluindo os professores e estudantes da UNTL.

Leia Também: 600 mil computadores prestes a ser distribuídos pelos alunos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório