Meteorologia

  • 30 JUNHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 24º

Embaixada chinesa dá bolsas a 75 estudantes timorenses

A Embaixada da China em Díli deu bolsas de estudo a 75 estudantes da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL) para o atual ano letivo, numa cerimónia realizada na segunda-feira.

Embaixada chinesa dá bolsas a 75 estudantes timorenses

Segundo um comunicado da embaixada, os bolsistas foram escolhidos pela universidade entre os estudantes vindos de famílias desfavorecidas, num processo ratificado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura (MESCC) de Timor-Leste.

O embaixador da China em Díli, Xiao Jianguo, disse na cerimónia esperar que as bolsas possam ajudar os estudantes a ter melhores resultados, mitigando as dificuldades económicas que muitas famílias timorenses sentem devido à pandemia da covid-19 e às cheias de abril.

Desde o lançamento deste programa, em 2019, a embaixada já apoiou mais de 185 estudantes timorenses de comunidades carenciadas, sublinhou o diplomata.

Em 2022, ano em que se celebra o 20.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, a China está disposta a reforçar o apoio à recuperação económica de Timor-Leste, disse Xiao Jianguo.

Segundo o comunicado, o reitor da UNTL, Francisco Miguel Martins, e a diretora-geral do MESCC, Maria Filomena Lay Guterres, agradeceram à China pelo apoio a Timor-Leste nos setores da educação e cultura.

Os dois responsáveis lembraram ainda que a China disponibilizou doses de vacinas chinesas contra a covid-19 para proteger a população timorense, incluindo os professores e estudantes da UNTL.

Leia Também: 600 mil computadores prestes a ser distribuídos pelos alunos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório