Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Custos de construção de habitação no...

Custos de construção de habitação nova sobem 7,4% em outubro

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 7,4% em outubro em termos homólogos, mais 0,6 pontos percentuais que no mês anterior, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Custos de construção de habitação nova sobem 7,4% em outubro
Notícias ao Minuto

11:54 - 09/12/21 por Lusa

Casa INE

"O preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações de 8,8% e de 5,4% face ao período homólogo", refere um comunicado do INE hoje divulgado.

De acordo com o instituto, em outubro, a variação homóloga estimada do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) foi de 7,4%, com os preços dos materiais a aumentarem para 8,8% (8,3% no mês anterior, valor revisto em baixa), e o custo da mão de obra a subirem 5,4% (4,7% em setembro, valor revisto em alta).

O INE refere também que o custo com mão de obra contribuiu com 2,3 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN, enquanto os materiais foram responsáveis por 5,1 pontos percentuais.

O ICCHN é uma estatística derivada produzida pelo INE que tem como objetivo medir o custo de construção de edifícios residenciais em Portugal.

Leia Também: Pré-fabricação pode contribuir para atingir metas ambientais da UE

Campo obrigatório