Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Conselhos Vai pintar a casa? Saiba de que form...

Vai pintar a casa? Saiba de que forma as cores influenciam o seu humor

Se está a pensar pintar uma divisão ou dar um toque de cor numa parede lá de casa, tenha em consideração que a escolha do tom pode afetar as suas emoções. Ora veja.

Vai pintar a casa? Saiba de que forma as cores influenciam o seu humor

Escolher uma cor de tinta é muito mais do que apenas uma questão de estética. Isto porque o tom de um quarto pode afetar diretamente o seu humor, de acordo com Sue Peacock, psicóloga sediada no Reino Unido. "As cores podem afetá-lo psicologicamente", declara a psicóloga ao Apartment Therapy. E os especialistas da Sto, empresa alemã especialista em produtos e sistemas de construção, concordam.

Em comunicado enviado às redações, os especialistas explicam que, no momento de escolher os tons para a casa, o primeiro critério a ter em conta são as emoções, pois são estas que vão ditar as cores. Por isso, se está a pensar pintar uma divisão ou dar um toque de cor numa parede, atente estas informações.

  • Branco

De acordo com os especialistas, este tom transmite frescura e tranquilidade e está provado que aumenta a capacidade de concentração. Paralelamente, em termos de design, oferece uma sensação de amplitude e luminosidade ao espaço.

  • Preto

Já o tom preto favorece a introversão e confere maior elegância, pode ler-se no mesmo documento. Isto porque é sinónimo de mistério, força e seriedade. Não obstante, rouba muita luz, pelo que deve usar-se em pequenas quantidades.

  • Amarelo

Sabia que o amarelo gera positividade e um ambiente agradável? Isto acontece graças à sua energia e vitalidade. Mais ainda, ajuda a combater a depressão e a desenvolver o intelecto.

  • Tons avermelhados

Com capacidade de transmitir sentimentos de paixão e maior agressividade, podem ser demasiado stressantes, alertam os especialistas. No entanto, utilizados com moderação para contrastar com tons claros, dão um toque distinto a determinadas zonas da casa, como a molduras ou resguardos das portas.

  • Creme

Note que esta é a cor mais utilizada nas casas. Com um caráter neutro e suave, combina com qualquer cor, provocando uma sensação de ordem.

  • Gama de verdes

Nas suas tonalidades mais vivas, como o verde lima, simbolizam natureza e frescura. Já em tons mais suaves, oferecem tranquilidade e estabilidade, em tons mais suaves.

  • Azuis

Constituem serenidade, introspeção e relaxam os sentidos, quando utilizados em expressões claras. Ainda assim, podem tornar-se frios e pouco acolhedores. Segundo os especialistas da Sto, em tons fortes, o azul reduz o apetite e estimula o pensamento. Já em tonalidade pastel ou celeste, ajuda a equilibrar o sono.

  • Roxos

Esta é a gama de cores mais artística, note-se. No entanto, apresenta qualidades opostas. Por um lado, está ligada à meditação, pelo seu efeito calmante. Por outro, associa-se à paixão e à fantasia. Contudo, não convém abusar na sua utilização, pois tende a causar um efeito depressivo.

  • Rosas

Por último, esta cor é uma das opções mais acertadas para criar um ambiente acolhedor e reconfortante, sobretudo em tons pálidos, já que influenciam os sentimentos, tornando-os amáveis, suaves e profundos.

Leia Também: Posso pintar a casa no outono ou é melhor esperar pelo verão?

Campo obrigatório