Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2021
Tempo
18º
MIN 6º MÁX 18º

Edição

Lar Conselhos Nódoas de vinho tinto no tapete? Dic...

Nódoas de vinho tinto no tapete? Dicas de profissionais para removê-las

Com o guia disponibilizado pela empresa de limpeza britânica The Happy House sobre como remover manchas de vinho tinto, poderá ver-se livre dessa nódoa mais rápido do que pensa.

Nódoas de vinho tinto no tapete? Dicas de profissionais para removê-las

Pense no seguinte cenário: Está a ter um jantar de amigos em casa, acompanhado de um copo de vinho tinto, até que alguém entorna vinho no seu tapete. Calma, pois há solução. Com o guia disponibilizado pela empresa de limpeza britânica The Happy House sobre como remover manchas de vinho tinto, poderá ver-se livre dessa nódoa mais rápido do que pensa.

Produtos de remoção de manchas

Em primeiro lugar, pegue em rolo de papel de cozinha e borrife-o com o produto. Depois, limpe a mancha levemente, sem esfregar. Agora, pegue numa tigela de água fria e num pano limpo e comece a 'bater' na mancha, tentando ao máximo retê-la no mesmo sítio, sem a 'espalhar'. Quando o tapete secar, aspire.

Vinho branco e bicarbonato de sódio

Mas, caso não tenha produtos deste tipo em casa, poderá experimentar remover a nódoa com bicarbonato de sódio, revela a empresa de limpeza britânica. Tudo o que precisa é de vinho branco e bicarbonato de sódio.

Comece por deitar um pouco de vinho branco (a vodka também é boa opção) por cima da mancha. Isto ajudará a diluir o vinho tinto. Depois, use uma esponja ou rolo de papel e esbata. De seguida, deverá deitar uma quantidade significativa de bicarbonato de sódio sobre a mancha e deixá-la atuar durante a noite. De manhã, resta-lhe aspirar o bicarbonato de soda. Mas, se isto não funcionou, experimente o próximo método.

Sabão e peróxido de hidrogénio

Antes de avançar, saiba que o peróxido de hidrogénio pode funcionar como um agente de branqueamento. Por isso, se o seu tapete for brilhante e colorido, a The Happy House aconselha que não o utilize. 

Caso contrário, e se a mancha ainda estiver fresca, comece por esbater o máximo que conseguir, usando rolo de papel ou panos brancos limpos. Depois, pegue num pouco de água fria e num pano e continue a 'bater' para transferir mais vinho para o pano. Tenha sempre atenção para não esfregar, alerta a empresa de limpeza.

De seguida, esguiche um pouco de sabão na mancha juntamente com uma mistura de peróxido de hidrogénio. Agora, pegue noutro pano limpo e 'bata' até não conseguir transferir mais vinho do tapete para o pano. Por fim, enxague tudo com água fria e deixe secar.

Leia Também: Ketchup, sal e quatro detergentes que pode usar em toda a casa

Campo obrigatório