Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

Edição

Lar Conselhos Ketchup, sal e quatro detergentes qu...

Ketchup, sal e quatro detergentes que pode usar em toda a casa

Limpam a sujidade difícil da louça, tiram nódoas e eliminam os maus odores. Fique a par de algumas sugestões que poderão ajudá-lo a manter a casa limpa a baixo preço.

Ketchup, sal e quatro detergentes que pode usar em toda a casa

A verdade é que os detergentes representam uma grande fatia na fatura do supermercado. Por isso, há quem opte por fazer os seus próprios detergentes. De acordo com o Ekonomista, esta opção é mais sustentável e até ajuda a aliviar as contar no final do mês. Como? Basta juntar dois ingredientes, responde a plataforma. Tudo o que precisa é de ketchup, sal, vinagre de limpeza, detergente da louça, bicarbonato de sódio e óleos essenciais, como o limão. Ora veja.

Para a sujidade difícil da louça

Detergente da louça + Bicarbonato de sódio

Se a sujidade da louça é mesmo muita, opte por acrescentar um pouco de bicarbonato de sódio ao detergente da louça. Isto porque o poder destes dois produtos juntos vai dar uma grande ajuda na lavagem de louça com mais gordura.

Para limpar cobre

Ketchup + Sal

Se os utensílios e artigos de cobre lá de casa não estão nos seus melhores dias, pegue num pano, coloque um pouco de ketchup e polvilhe com sal, sugere o Ekonomista. Deverá esfregar esta mistura nos artigos de cobre e enxaguar no final. Verá que irão ficar mais brilhantes.

Para tirar nódoas de tecidos delicados

Limão + Sal 

Não pense mais, eis a solução para remover as manchas de tecidos delicados. Basta aplicar uma mistura de sumo de limão e sal sobre a nódoa e deixar atuar por trinta minutos. Depois, enxague a peça com uma mistura de vinagre e água quente e lave como habitualmente. 

Para tirar mau cheiro da canalização

Vinagre + Bicarbonato de sódio

Se tem canos com maus cheiro ou a drenar mal, deite meia chávena de bicarbonato de sódio seguida de meia chávena de vinagre no cano e tape com um pano. De seguida, deixe atuar por cinco minutos. No fim, despeje água quente e já está.

Para a roupa

Detergente da roupa líquido + bicarbonato de sódio 

Sabia que o bicarbonato de sódio, quando combinado com detergente líquido, ajuda a equilibra os níveis de pH das suas roupas, ajudando a que fiquem mais limpas? Veja por si mesmo.

Da próxima vez que a sua roupa estiver com sujidade mais difícil de remover, adicione uma chávena de bicarbonato de sódio na gaveta da máquina da roupa, junto com o detergente líquido e lave como habitualmente.

Leia Também: Do limão, ao vinagre e água destilada. Eis alguns detergentes caseiros

Campo obrigatório