Governo espanhol vai mobilizar 10 mil milhões para habitação até 2025

Raquel Sánchez sublinhou que o investimento em habitação se multiplicou por cinco nos atuais Orçamentos e prevê para 2022 o maior investimento da história, 3.290 milhões

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
12/11/2021 10:02 ‧ 12/11/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Habitação

A ministra dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Sánchez, anunciou esta quinta-feira, que o Governo de Espanha vai mobilizar 10 mil milhões de euros para a Habitação até 2025, graças ao Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência (PRTR), ao novo Plano de Habitação do Estado, ao bónus da juventude, ao Plano de Arrendamento Acessível e ao conjunto de medidas que foram adotadas nesta área, avança o Observatorio Inmobiliario.

Raquel Sánchez falava durante o  Fórum da Nova Economia, que decorreu em Madrid, e reviu as principais ações em que o seu departamento trabalha e os principais desafios futuros que se avizinham.

De acordo com o jornal espanhol, o ministro sublinhou que o investimento na habitação multiplicou por cinco nos atuais Orçamentos e prevê para 2022 o maior investimento da história, de cerca 3.290 milhões de euros. Este valor é sete vezes mais do que o estabelecido no Orçamento de 2018 e trata-se de um montante histórico que será investido principalmente na reabilitação e promoção pública e cujo objetivo é responder à urgência social dos mais vulneráveis.

A chefe do departamento abordou também a Lei da Habitação, que descreveu como um passo definitivo para tornar o direito à habitação o quinto pilar do Estado Providência. Note que esta lei vai permitir o desenvolvimento de parques de habitação pública e oferecer mecanismos para proporcionar casas acessíveis aos setores menos favorecidos, bem como soluções para os despejos.

Além disso, a lei impõe ainda às autoridades públicas uma obrigação quando se trata de garantir o acesso à habitação, sobretudo aos jovens, que têm dificuldades em fazê-lo. O ministro salientou ainda que este projeto legislativo contempla diferentes incentivos que promovam preços mais reduzidos no mercado de arrendamento.

Leia Também: Banco de Espanha vai passar a monitorizar o mercado residencial do país

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas