O preço médio das casas vendidas em Portugal aumentou 6,8% no segundo trimestre deste ano, para 1.268 euros por m2, face a igual período do ano passado, indicou o INE. Nos três primeiros meses deste ano, o preço mediano das habitações transacionadas no país apresentou um aumento homólogo de 3,1%, refere o INE.
Por sua vez, no segundo trimestre, a aceleração dos preços verificou-se também na Região Autónoma da Madeira, na Área Metropolitana de Lisboa e na Área Metropolitana do Porto denotou, isto é, naquelas que têm preços medianos das habitações superiores ao do país. No entanto, a exceção neste caso foi o Algarve, segundo o instituto de estatística.
No período em análise, 48 municípios apresentaram um preço mediano superior ao valor nacional, localizados maioritariamente nas sub-regiões Algarve (14 em 16 municípios) e Área Metropolitana de Lisboa (16 em 18).
Já em termos de evolução dos preços, o município de Lisboa (3.318 euros por m2) registou o preço mais elevado do país. Verificaram-se também valores superiores a 2.000 euros por m2 em Cascais (2.894 euros por m2), Oeiras (2.460 euros por m2), Loulé (2.326 euros por m2), Porto (2.244 euros por m2), Albufeira (2.094 euros por m2), Odivelas (2.058 euros por m2), Lagos (2.026 euros por m2) e Tavira (2.022 euros por m2), os mesmos municípios que no trimestre anterior. Contudo, continua sem saber quais os preços das casas na sua cidade?
O Instituto Nacional de Estatística dispõe de um mapa interativo onde divulga o valor das habitações, segundo as suas próprias estatísticas. Estes e outros dados podem ser consultados através do mapa interativo do INE, que permite auferir tanto o valor do metro quadrado das habitações por freguesia e por quarteirão.
No entanto, note-se, só divulga para sete cidades: Amadora, Braga, Coimbra, Funchal, Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia.
Leia Também: Preço das casas em Lisboa recupera, mas cresce abaixo do nível nacional