Porto. Projeto São Bento Residences vence prémio 'Best Hotel Apartment'
O empreendimento foi distinguido nos Global Tourism Awards 2021 como 'Best Hotel Apartment', nas categorias de 'Projeto de Arquitetura' e de 'Melhor Renovação do Ano'. Um novo reconhecimento internacional que se soma já ao prémio ganho na segunda edição dos prémios LOOP Design Awards.
© LOOP Design Awards
Casa Habitação
Os Global Tourism Awards 2021 acabam de distinguir o projeto São Bento Residences como 'Best Hotel Apartment', a nível global. Segundo avança a Magazine Imobiliário, entre as mais de 650 inscrições provenientes de 50 países e os 190 projetos a concurso, o empreendimento localizado na cidade do Porto e desenhado pelo mão do atelier Pedra Liquida, venceu nas categorias de 'Projeto de Arquitetura' e de 'Melhor Renovação do Ano'. Este é um novo reconhecimento internacional que se soma já ao prémio ganho na segunda edição dos prémios LOOP Design Awards, recorde-se.
“É com grande satisfação que recebemos este prémio de renovação urbana. Ao lado de um monumento icónico, como é a Estação de São Bento, num espaço tão nobre do centro da cidade, sentíamos que era mais do que merecido construir algo que pudesse dar nova vida a onde outrora existia uma ruína, entulho e lixo", refere a administração do Grupo Nelson Quintas, promotor do projeto S. Bento Residences.
O edifício “adapta-se, simultaneamente, à frente setecentista da Rua do Loureiro, à escala oitocentista da Praça Almeida Garrett (em frente à estação de São Bento) e ao gesto novecentista que liderou o rasgamento da Avenida D. Afonso Henriques”, salienta, por seu lado, o arquiteto Nuno Grande, do estúdio Pedra Líquida.
Este empreendimento resultou de uma obra de reabilitação e surge num formato de bloco monolítico, com janelas e varandas exteriores, apresentando-se como um prolongamento da própria escarpa, numa fusão com a paisagem histórica em que está inserido, escreve a revista, citando o arquiteto.
Para o a administração do projeto, a reabilitação do edifício tratou-se de um desafio "tanto a nível do projeto arquitetónico, como construtivo, mas que conseguiu romper com o passado, reinterpretando e não copiando o que existe à sua volta. Esperamos com esta renovação tornar esta zona da cidade ainda mais atrativa.”
Leia Também: 5.º Porto: Arrancou a construção de novo projeto residencial na Invicta