Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Finanças Crédito à habitação Total dos empréstimos para a casa so...

Total dos empréstimos para a casa sobe pelo terceiro mês consecutivo

Dados do Banco de Portugal, divulgados esta quarta-feira, permite concluir que o 'stock' total dos empréstimos para a compra de casa voltou a subir em setembro. Uma tendência vista desde julho deste ano.

Total dos empréstimos para a casa sobe pelo terceiro mês consecutivo

O 'stock' total dos empréstimos à habitação continua a subir, depois de terem caído pela primeira vez desde 2019, em junho deste ano. Segundo os últimos dados do Banco de Portugal (BdP), referentes ao mês de setembro de 2021, divulgados esta quarta-feira, no mês passado, o montante total de empréstimos concedidos aos particulares para habitação cresceu 4,3% em relação ao período homólogo, para 96 mil milhões de euros.

Em agosto, a história repetiu-se. De acordo com os dados do BdP, o 'stock' dos empréstimos concedidos pelos bancos aos particulares para a compra de habitação subiu 4% em agosto, face ao período homólogo, para os 95,6 mil milhões de euros. Já em julho, estes empréstimos tinham crescido 3,9%.

Uma trajetória ascendente que foi interrompida em junho. Isto porque o total de empréstimos concedidos pelos bancos às famílias para efeitos de crédito à habitação baixou.

De acordo com os dados do Banco de Portugal (BdP), caiu pela primeira vez desde dezembro de 2019. Ou seja, baixou em junho para 94.793,9 milhões de euros, menos que no mês anterior (96.665,6 milhões de euros) e mais que no período homólogo (93.623,6 milhões).

Tratou-se do primeiro recuo desde dezembro de 2019, sendo também a maior descida mensal desde janeiro de 2016, isto é, o valor mais baixo desde dezembro de 2020, mês em que o 'stock' total de crédito à habitação foi 95.041 milhões de euros.

Antes desta queda, o total de financiamentos para a compra de casa subiu mês após mês desde janeiro de 2020, ou seja, cresceu durante 17 meses consecutivos, altura em que o 'stock' total de crédito à habitação atingiu 92.997,6 milhões de euros, segundo o regulador

Chegando agora aos últimos dados divulgados esta quarta-feira do BdP, os dados revelam uma subida de que o 'stock' dos empréstimos à habitação atingiu os 96 mil milhões de euros. Uma subida de 4,3% face ao mesmo mês do ano passado.

De recordar que em maio foi registado o valor mais elevado dos últimos anos (96.666 milhões), sendo preciso recuar até abril de 2016 para encontrar um valor mais elevado, no caso 96.820 milhões. 

Leia Também: Depósitos ascendiam a 169,2 mil milhões até ao final de setembro

Campo obrigatório