Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Conselhos Eis cinco dicas para ajudar o planet...

Eis cinco dicas para ajudar o planeta e a sua carteira a partir de casa

No mês em que se assinala o Dia Internacional contra as Alterações Climáticas e o Dia Mundial da Poupança, os profissionais da habitissimo sugerem cinco dicas para começar a fazer a diferença em casa. Tome nota.

Eis cinco dicas para ajudar o planeta e a sua carteira a partir de casa
Notícias ao Minuto

11:55 - 21/10/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Poupança

Apesar da vontade estar sempre presente, muitas vezes acaba por tornar-se impossível poupar. Por isso, de acordo com o comunicado da habitissimo, enviado ao Notícias ao Minuto, é vital consciencializar os consumidores para a necessidade de disciplinar os seus gastos e comportamentos em prol da sustentabilidade do planeta.  Assim, no mês em que se assinala o Dia Internacional contra as Alterações Climáticas e o Dia Mundial da Poupança, os profissionais da habitissimo sugerem cinco dicas para começar a fazer a diferença em casa. Tome nota.

1. Reutilize a água

Sabia que reaproveitar a água despendida nos minutos em que espera que esta aqueça é fundamental para a poupar? Segundo a habitissimo, a cada período de espera são gastos mais de 5 litros de água. Por isso, passe a guardar esse remanescente e reaproveite-o para tarefas domésticas como lavar o carro, a casa ou regar as plantas, por exemplo.

2. Aposte em painéis solares

De acordo com a plataforma, esta é uma alternativa que contribui para uma poupança significativa de energia. Porquê? Os painéis são uma fonte de energia renovável, contínua e limpa que poderão ser uma solução mais eficaz, duradoura. Mais ainda, contribuem para uma maior valorização dos imóveis no mercado imobiliário.

3. Invista em lâmpadas LED

A verdade é que o uso de lâmpadas LED pode também ser uma boa solução para poupar energia. Isto porque além de iluminarem como uma lâmpada convencional, gastam até menos 80% de energia, tendo uma duração superior.

4. Limpe o ar condicionado

Mais sujidade acumulada no ar condicionado significa mais sobrecarga o compressor e, por consequência, mais consumo de energia. Por isso, limpe com regularidade este aparelho para que o seu uso não seja tão dispendioso. Além de permitir aumentar a vida útil do equipamento, evita doenças alérgicas e respiratórias.

5. Aproveite a iluminação natural

No que concerne ao uso de iluminação natural são vastas as opções. Entre elas, destacam-se o uso de cortinados translúcidos, mantêm a privacidade e deixam a luz entrar na divisão da habitação. Também os espelhos e as claraboias são bons aliados para refletir a luz dentro de casa.

Leia Também: Poupar na fatura da eletricidade? Estes simuladores podem ajudar

Campo obrigatório