Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Poupar na fatura da eletricidade? Estes simuladores podem ajudar

Se quer poupar na fatura da luz saiba que há alguns comportamentos que podem ajudar, nomeadamente no que diz respeito ao consumo, mas mudar de comercializador também pode ser uma opção. Simule e veja qual é a melhor oferta para si.

Poupar na fatura da eletricidade? Estes simuladores podem ajudar
Notícias ao Minuto

10:15 - 21/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia Eletricidade

Perante o agravamento dos preços da eletricidade no mercado grossista, muitos consumidores estão preocupados relativamente ao valor que vão pagar nas suas faturas mensais, apesar da proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) até prever uma redução do preço. Há, por isso, simuladores que podem ser uma ajuda para encontrar uma melhor oferta de eletricidade - e poupar. 

O recentemente indigitado presidente da ERSE afirmou, inclusive, que a proposta tarifária da eletricidade para 2022 é um "balão de oxigénio" para resolver problema do aumento de preços, realçando que as medidas extraordinárias resolvem o problema no curto prazo.

Se quer poupar na fatura da luz saiba que há alguns comportamentos que podem ajudar, nomeadamente no que diz respeito ao consumo, conforme o Notícias ao Minuto lhe dá conta neste artigo

Contudo, há situações em que mudar de comercializador compensa e é aqui que entra a importância dos simuladores.

Simulador da ERSE

O regulador da energia disponibiliza um simulador - ao qual pode aceder aqui - que inclui todas as ofertas do mercado liberalizado em Portugal Continental para as seguintes características:

  • Eletricidade: potências contratadas até 41,4 kVA
  • Gás Natural: consumos anuais até 10 000 m3

Aqui, pode encontrar um manual de utilização do simulador da ERSE. 

Simulador do Poupa Energia

O portal Poupa Energia também disponibiliza um simulador - pode aceder aqui. Pode simular os preços e ofertas para o gás, eletricidade ou para ambos. 

Simulador da DECO

Há uma outra opção: um simulador da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) - acessível através deste link. Esta plataforma também permite comparar as tarifas de eletricidade e de gás natural. 

Leia Também: Preços da eletricidade na UE sobem no 1.º semestre e os do gás recuam 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório