Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2021
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Edição

Imobiliário Habitação Viseu. Escolas primárias em Cinfães ...

Viseu. Escolas primárias em Cinfães vão dar lugar a habitações sociais

Tratam-se da antiga escola de Gatão, situada na freguesia de Travanca, que será transformada numa habitação de tipologia T1, e da escola de Moimenta, que terá dois fogos também T1. 

Viseu. Escolas primárias em Cinfães vão dar lugar a habitações sociais

A Câmara Municipal de Cinfães, do distrito de Viseu, vai dar continuidade à Estratégia Local de Habitação (ELH), requalificando duas antigas escolas primárias no concelho. De acordo com o Jornal do Centro, que avança com a notícia, tratam-se da antiga escola de Gatão, situada na freguesia de Travanca, e da escola de Moimenta. 

Segundo a autarquia, os dois equipamentos serão reconvertidos em habitações unifamiliares sociais. A escola de Gatão será transformada numa habitação de tipologia T1, enquanto a escola de Moimenta terá dois fogos também T1. 

De acordo com o jornal, a Câmara anunciou a abertura do procedimento pré-contratual, por consulta prévia, para a elaboração do projeto de manutenção e beneficiação de ambas as escolas pelo valor de 7 mil euros.

Além deste projeto implícito na ELH, a Câmara de Cinfães também vai construir 40 apartamentos no Bairro de São Sebastião, num investimento de 2,5 milhões de euros, e demolir os edifícios devolutos que estão no bairro para dar lugar às novas habitações. Ao todo, serão construídos 12 apartamentos T1, 16 habitações T2, oito casas T3 e quatro residências T4, neste bairro do distrito de Viseu.

De realçar que a ELH de Cinfães prevê um investimento de aproximadamente 28 milhões de euros nos próximos quatro anos e integrar em habitação social 78 famílias, no regime de arrendamento acessível 97 famílias e na reabilitação 177 famílias. O objetivo é promover o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em condições de maior precariedade e que não dispõem de capacidade financeira.

Leia Também: Regulamento de acesso e atribuição de casas do IHRU sob consulta pública

Campo obrigatório