O município de Cerdanyola del Vallès, em Barcelona, vai acolher um novo projeto imobiliário com um investimento público de 450 milhões de euros. De acordo com o Ejeprime, que adianta com a informação, o megaempreendimento prevê 5.733 habitações e terrenos para atividade económica em 400 hectares de terreno. Metade dos apartamentos, com áreas brutas entre 90 m2 e 120 m2, serão destinados a 'habitação protegida' e estarão cercados por 200 hectares de área verde. Estima-se que 15 mil moradores irão viver no novo bairro, que se somam aos 58 mil residentes no concelho.
Segundo o comunicado do Institut Català del Sòl (Incasol) da Generalitat e da Câmara Municipal, enviado ao jornal, as obras deverão começar em 2022, dez anos depois da data prevista, e decorrer durante 15 anos.
A área do Parc de l'Alba situa-se em torno de uma infraestrutura científica (Sincotrón) que abriu portas em 2010 e vai ganhar 300 mil m2 para centros de investigação associados. Para isso, o bairro terá residência para estudantes e investigadores.
No que concerne às áreas comerciais, o projeto prevê ainda a construção de um espaço com 50 mil metros quadrados para prestar serviços ao bairro.
Antes de iniciar o processo de construção, a Câmara Municipal terá de enterrar uma linha de energia e descontaminar terrenos afetados pela presença de aterros descontrolados, que implicarão um investimento de 35 milhões de euros, dá ainda conta o jornal.
Leia Também: Espanha. Municípios irão disponibilizar 30% de 'habitação protegida'