Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º
Imobiliário Construção O que perguntar a um profissional de...

O que perguntar a um profissional de construção antes de o contratar?

Para um trabalho bem feito, é importante escolher profissionais que tenham experiência no ramo. Por isso, para que saiba o que ter em conta antes de contratar um profissional de construção, fique a par de algumas questões que deverá colocar.

O que perguntar a um profissional de construção antes de o contratar?

Eis que chegou a altura de fazer umas obras em casa ou de remodelar aquela divisão que tanto queria. Contudo, não se precipite, pois para um trabalho bem feito, é importante escolher profissionais que tenham experiência no ramo, alerta a plataforma Habitissimo. Por isso, para que saiba o que ter em conta antes de contratar um profissional de construção, a plataforma especialista no setor reuniu algumas perguntas que deverá fazer antes de contratar alguém para fazer as obras lá em casa. Ora veja.

Há quanto tempo trabalha na área?

Em primeiro lugar, é vital saber há quanto tempo o profissional do setor da construção está a trabalhar no ramo, já que a experiência dos envolvidos é um ponto muito importante em qualquer projeto.

Afinal, quanta mais experiência o profissional tiver, melhor correrá o trabalho, nas palavras do Habitissimo. Mais ainda, pergunte também há quanto tempo o profissional faz serviços na sua zona de residência. Isto porque caso seja mau profissional poderá não durar muito tempo em serviço na mesma zona.

Que tipo de licenças tem?

A verdade é que um profissional sério terá licenças e seguros sempre em dia. Ainda assim, não hesite em perguntar pelo tipo de licenças que a empresa tem.  

Que referências me pode dar?

Note que através dessas referências, poderá perceber o grau de satisfação das pessoas com o trabalho realizado, e assim avaliar se o profissional é ou não uma boa opção para o seu caso.

Quem vai fazer o trabalho?

Sabia que pode se dar o caso de que a pessoa com quem está a falar não seja aquela que vai realizar o trabalho? Assim, não custa nada perguntar quem é que efetivamente vai realizar o serviço.

Em caso de obras maiores, em que se torna necessário subcontratar serviços, pergunte quais são as empresas com que o profissional costuma trabalhar e peça referências, recomenda o Habitissimo.

Quais são os custos detalhados do trabalho?

De acordo com a plataforma, um bom orçamento é detalhado e não se limita apenas a apresentar o valor final. Por isso, verifique que estão todos os itens bem descritos e separados. Saliente-se que um bom orçamento também poderá ajudar a que perceba quais são os locais onde pode ou não cortar custos.

Como vai ser feito o pagamento?

Pergunte de que forma se realiza o pagamento e quando. Dessa forma, conseguirá precaver-se e ter tudo pronto a tempo para o pagamento. Não se esqueça também de questionar se o pagamento é faseado ou se é feito de uma vez só. 

Leia Também: Maior estrutura de madeira do mundo será construída na Suécia

Campo obrigatório