Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º
Imobiliário Construção Cinco novidades no setor da construç...

Cinco novidades no setor da construção que precisa de saber

Já sabe das últimas notícias no setor da construção? Há novidades sobre a declaração de imposto do selo, o pagamentos de impostos e o trabalho remoto. Fique a par.

Cinco novidades no setor da construção que precisa de saber

De acordo com o Habitissimo, há cinco novidades que não pode deixar de saber. Desde 'meros erros' na declaração de imposto do selo, a pagamentos de impostos e trabalho remoto, o setor da construção conta com novas informações que precisa de saber. Por isso, se ainda não sabe as últimas notícias no setor da construção, mantenha-se informado com a plataforma.

  1. Correção da declaração de imposto do selo com 'meros erros'

Se já fez a sua Declaração Mensal de Imposto do Selo e recebeu um alerta referente a possíveis 'meros erros' saiba que tem até ao fim do ano para a substituir.

Agora tem até ao final do primeiro semestre para fazer a correção, com a vantagem de que não corre o risco de qualquer penalidade, faz notar o Habitissimo.

2. Pagamento do IVA, IRC e IRS em prestações

Este ano, para apoiar as pequenas e médias empresas, o pagamento do IVA e do IRC poderá ser feito em prestações. Ainda assim, isto só é válido se o valor do imposto for inferior a 15 mil euros, note-se.

Quanto ao valor das prestações, este pode variar. Contudo, a primeira prestação deve ser paga no primeiro dia útil do mês seguinte ao do que o pedido é feito. Quanto à última, esta tem de ser paga em dezembro de 2021. Já os juros e a outros encargos serão reduzidos a 50% durante o período de prestações.

3. Adiados os prazos de entrega do Modelo 22 e da IES

Devido a possíveis contratempos associados à pandemia, os prazos de entrega das declarações do Modelo 22 do IRC e da IES/DA foram prorrogados. Agora tem até 19 e até ao dia 30 de julho para apresentar estas declarações, segundo revela o Habitissimo.

Este período coincide também com a data em que deverá entregar o dossier de transferência de preços e também o dossier fiscal. Não deixe passar os prazos, alerta a plataforma especialista no setor.

4. IVA de agosto pode ser pago até 6 de setembro

Outra notícia no sector da construção diz respeito ao pagamento do IVA de agosto, cujo prazo foi também alargado. Agora, o IVA declarado até 31 de agosto de 2021, poderá ser pago até 6 de setembro.

Aqui a boa notícia é que não há qualquer coima ou penalidade associada se pagar mais tarde, salienta o Habitissimo. Mas não se esqueça, a apresentação das declarações periódicas de agosto e o seu pagamento têm de coincidir.

5. Trabalho remoto até ao fim do ano

Para terminar a lista de notícias do Habitissimo no sector da construção, há novidades sobre o trabalho remoto.

Enquanto a lista com os concelhos em estado de alerta se vai atualizando todas as semanas e algumas medidas para o desconfinamento do sector da construção vão avançando, uma coisa é certa, até ao final de 2021, sempre que possível, as empresas devem optar pelo teletrabalho. Como sabe, isto é válido desde o ano passado e segundo o Governo, será para manter até ao fim do ano.

Leia Também: AICCOPN: Nível de atividade no setor da construção cresce 7,2% em junho

Campo obrigatório