Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º
Imobiliário Lojas Shopping Resort UBBO distinguido com...

Shopping Resort UBBO distinguido com ‘Excelente’ na certificação BREEAM

O único shopping resort do país, anteriormente conhecido como Dolce Vita Tejo, gerido e comercializado pela CBRE, foi distinguido com ‘Excelente’ na certificação BREEAM, para as categorias Edifício e Gestão na vertente 'Em-Uso'.

Shopping Resort UBBO distinguido com ‘Excelente’ na certificação BREEAM

O UBBO Shopping Resort, anteriormente conhecido como Dolce Vita Tejo, gerido e comercializado pela consultora imobiliária internacional CBRE, foi distinguido com ‘Excelente’ por um dos principais sistemas de certificação de sustentabilidade de edifícios reconhecido internacionalmente, o certificado BREEAM, para as categorias Edifício e Gestão na vertente 'Em-Uso'. A notícia é avançada pelo jornal Construir.

Para Bernardo Rebelo de Freitas, diretor de Sustentabilidade da CBRE Portugal, este reconhecimento a nível internacional é o espelho do esforço e das diversas otimizações realizadas, que têm vindo a ser aplicadas com a tendência que se tem vindo a afirmar no segmento do imobiliário comercial, nomeadamente, a preocupação revelada pelos investidores, no que toca à sustentabilidade, ao procurarem práticas de investimento e de gestão mais responsáveis.

Segundo o jornal, mesmo em tempo de pandemia, o UBBO, localizado no concelho da Amadora, trabalhou no sentido de poder afirmar a sustentabilidade como um dos seus pilares estratégicos, sendo esta certificação um patamar alcançado de grande importância para todos.

Note que o Dolce Vita Tejo esteve desde 2015 a preparar-se para se transformar num shopping resort, o primeiro de Portugal, e em 2019 lançou publicamente o conceito deixando cair o nome pelo qual foi batizado (quando abriu portas em 2009) para se tornar no UBBO. Assim, atualmente, este é o único shopping resort do país e disponibiliza cerca de 280 lojas, distribuídas por dois pisos, num total de 104 mil m2 de área bruta locável.

Certificado BREEAM

Desenvolvido pelo Building Research Establishment (BRE), este sistema permite medir o grau de sustentabilidade dos edifícios, tendo como principal objetivo reduzir os custos de funcionamento e melhoramento do comportamento ambiental dos mesmos, recorda o jornal Construir.

A certificação BREEAM avalia os edifícios em três categorias distintas: 'Nova Construção', monitorizando o desempenho sustentável dos edifícios nas fases de projeto e construção; 'Em Uso', que mede o mesmo parâmetro, incluindo as características do edifício e os procedimentos de gestão do mesmo; e a categoria 'Remodelação'.

Esta certificação permite a proprietários e inquilinos avaliar as práticas de gestão do edifício, desenvolver planos de ação que permitam a melhoria da mesma, desenvolvendo uma avaliação comparativa com outros edifícios.

Através deste sistema, faz ainda notar o jornal, os imóveis irão beneficiar de uma redução de custos operacionais, redução do impacto ambiental, melhoria dos níveis de reconhecimento internacional, reforço da responsabilidade corporativa e, consequentemente, o aumento do desenvolvimento de boas práticas, afirmando-se como empresa mais sustentável.

Leia Também: Futuro dos centros comerciais: É este o fim do modelo tradicional?

Campo obrigatório