Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
27º
MIN 17º MÁX 30º
Lar Eficiência energética Sabe o que é o certificado BREEAM?

Sabe o que é o certificado BREEAM?

É um sistema de avaliação internacional desenvolvido pelo BRE (Building Research Establishment) no Reino Unido em 1990, que nos permite medir o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios.

Sabe o que é o certificado BREEAM?

Existem várias formas de determinar qual é o nível de sustentabilidade de uma construção, atualmente. Além dos certificados energéticos que nos permitem saber quão eficientes são os edifícios dependendo da sua classificação (A, B, C, D, E, F e G), existem certificados mais completos como o LEED, BREEAM ou WELL, que avaliam o nível de sustentabilidade de um edifício, nas suas dimensões ambiental, social e económica e de forma integrada, de modo a promover práticas de construções sustentáveis, revela um artigo da imobiliária JLL .

O Certificado BREEAM é...

Desenvolvido pela organização pelo BRE (Building Research Establishment) no Reino Unido em 1990, trata-se do primeiro sistema de avaliação internacional da sustentabilidade na construção, permitindo medir o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios, aplicável a qualquer tipo de construção, tanto de atividades de comércio de bens e prestação de serviços como residencial.

Este sistema é atualmente um dos sistemas de maior renome e difundido internacionalmente, contando com mais de cerca de 593 mil edifícios certificados em mais de 80 países diferentes.

A sua metodologia consiste em...

Em suma, para certificar um projeto é necessário atingir uma pontuação mínima relacionada com o cumprimento de requisitos de sustentabilidade: gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, ecologia e uso do solo, poluição e inovação. 

Sublinhe-se que em cada uma das categorias do BREEAM são atribuídos créditos de acordo com o desempenho do projeto. A pontuação obtida serve para refletir a importância de cada categoria, sendo depois combinadas num resultado final que se traduz entre: Suficiente (Pass), Bom (Good), Muito Bom (Very Good), Excelente (Excellent) e Excecional (Outstanding).

O Processo de Certificação com a metodologia do certificado...

Antes de se iniciar o processo de certificação poderá existir uma avaliação prévia para aferir as necessidades do projeto fase ao nível de certificação desejado. Este processo permite recolher os dados necessários para se tomar uma decisão informada de prosseguir ou não com o processo de certificação. O processo implica normalmente quatro passos: 

  • Registo do projeto na plataforma BREEAM;
  • Recolha de evidências que permitam a um edifício obter o certificado;
  • Submissão e revisão das evidências pela entidade certificadora BRE; 
  • Obtenção do certificado. 

Qual o seu benefício...

A JLL explica que este certificado contribui para promover uma construção mais sustentável, não esquecendo os benefícios económicos e sociais que a construção sustentável traz para todos os envolvidos no ciclo de vida de um imóvel (proprietários, inquilinos, usuários, etc.), saliente-se.

Investidores e Proprietários

Os benefícios de possuir espaços sustentáveis incluem:

  • Aumento de valor das rendas;
  • Clientes premium, rapidez de ocupação, arrendamentos mais longos;
  • Maior eficiência operacional;
  • Reputação e a confiança da marca;
  • Arrendatários e Utilizadores

De ocupar espaços mais sustentáveis:

  • Taxas de serviço reduzidas;
  • Contribui para a reputação e objetivo de responsabilidade social da empresa;
  • Comunicação de uma visão corporativa;
  • Promoção de saúde, bem-estar e produtividade dos trabalhadores.

Leia Também: Energias renováveis. Um setor em crescimento e atento à igualdade

Campo obrigatório