Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Lojas Futuro dos centros comerciais: É est...

Futuro dos centros comerciais: É este o fim do modelo tradicional?

Atualmente, há centros comerciais que já estão a ser convertidos em complexos residenciais, nos Estados Unidos. Há também quem defenda a conversão destes espaços em projetos de entretenimento e de interação com o cliente. Mas será que o modelo tradicional destes espaços de comércio chegou ao fim?

Futuro dos centros comerciais: É este o fim do modelo tradicional?

Em várias partes do mundo, tem-se observado cada vez mais o abandono gradual dos centros comerciais. Note que esta é uma tendência vista ao longo dos anos, devido à alta adesão dos clientes às lojas online e ao e-commerce, que agora foi reforçada com o aparecimento da atual pandemia, de acordo com a plataforma Archdaily. Por causa da Covid-19, atualmente, existem várias lojas americanas a entrar em insolvência e a anunciar o seu fecho, como é o caso da JC Penney. 

Com isto, começa-se a questionar se o modelo tradicional destes espaços de comércio chegou ao fim. O mais certo é que os centros comerciais poderão nunca mais ser os mesmos, faz notar a plataforma.

Segundo o Archdaily, estudos revelam que há centros comerciais nos EUA a serem convertidos em complexos residenciais. Isto é, investidores internacionais estão a aproveitar o desuso destes grandes espaços para apostar em mega projetos imobiliários e aproveitar a estrutura já existente para construir imóveis destinados à habitação, mantendo apenas uma parcela de lojas essenciais.

Em Seattle, por exemplo, o centro comercial Center Alderwood está a ser transformado num projeto residencial com a construção de 300 novas unidades e parque de estacionamento subterrâneo, lê-se no artigo da plataforma especialista no setor arquitetónico.

Contudo, este empreendimento não apagará por completo o lado comercial, sendo que as lojas ocuparão ainda 90.000 m2 do espaço. Ainda assim, quando o novo Alderwood for reaberto, o foco terá mudado, salienta o Archdaily.

Por outro lado, existe também os defensores que afirmam que os centros comerciais poderiam e deveriam tornar-se em espaços dedicados ao entretenimento, faz notar a plataforma norte-americana. Em causa, está o facto de que é necessário que haja mais interação com o cliente.

Por exemplo, uma empresa norueguesa de robótica projetou uma solução para as mudanças criadas pela Covid-19. A solução proposta é um sistema cúbico para armazenar mercadorias, posteriormente organizadas por robôs e levadas aos trabalhadores e clientes, de forma a aumentar a interação entre os cidadãos. A empresa revela que, desta forma, economiza espaço, tempo e pode abrir inúmeras oportunidades no mercado logístico.

Assim, com a ajuda da tecnologia, as lojas poderiam oferecer mais experiências interligadas aos clientes e deixar para trás o modelo adotado desde o século XX, afirma a Archdaily.

Em suma, segundo a plataforma, tudo indica que o design dos centros comerciais deverá ser mais imersivo e interativo, sendo que o modelo antigo terá de ser mais trabalhado. Assim, é necessário rever o formato tradicional destes espaços destinados ao comércio, seja por conta de pandemias, seja por conta das compras online.

Leia Também: Centros comerciais: Vai poder levar para casa as sobras das refeições

Campo obrigatório