Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Nova Estratégia Local de Habitação v...

Nova Estratégia Local de Habitação vai avançar em Silves

A autarquia deu início ao procedimento de elaboração da nova Estratégia Local de Habitação de Silves (ELH). A EHL apresenta-se como um documento que integra o diagnóstico das situações habitacionais indignas do município e constitui uma base para as candidaturas ao 1.º Direito

Nova Estratégia Local de Habitação vai avançar em Silves

A Câmara Municipal de Silves decidiu hoje em reunião do executivo, dar início ao procedimento de elaboração da nova Estratégia Local de Habitação de Silves (ELH). De acordo com o comunicado enviado às redações, esta decisão tende por base a monitorização efetuada da ELH vigente e a complementaridade com os instrumentos com incidência na política municipal de habitação. 

Segundo a mesma nota, o início deste procedimento atende os desafios que se colocam ao Município de Silves no domínio da habitação.

As dificuldades habitacionais do município implicam uma articulação com a Estratégia de Desenvolvimento Territorial definida no novo Plano Diretor Municipal de Silves, assim como com a Estratégia de Reabilitação Urbana, no âmbito da delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) e Operações de Reabilitação Urbana (ORU) para os aglomerados de Silves, Alcantarilha, São Bartolomeu de Messines, Algoz e São Marcos da Serra, lê-se no documento. 

Assim, a EHL apresenta-se como um documento que integra o diagnóstico das situações habitacionais indignas, tais como situações de precariedade, insalubridade e insegurança, sobrelotação e inadequação existentes.

Em comunicado, a ELH enquadra igualmente de forma estratégica e financeiramente as soluções habitacionais a implementar no concelho de Silves e constitui uma base para as candidaturas ao 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

Faz ainda notar a mesma nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso que o envolvimento dos cidadãos e da comunidade em geral é condição de sucesso e de corresponsabilização dos diferentes atores envolvidos, pelo que o Município de Silves convida toda a população a fazer parte deste processo tão importante na concretização da política municipal de habitação. 

Leia Também: Mais pedidos obriga Gaia a duplicar verba para o apoio ao arrendamento

Campo obrigatório