Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 19º MÁX 27º
Imobiliário Construção Parlamento recomenda o Governo a sal...

Parlamento recomenda o Governo a salvaguardar a Quinta dos Ingleses

Em causa está um plano que prevê a reestruturação urbanística de uma área de 54 hectares, onde se situa o colégio inglês "St. Julian's", em Carcavelos, com a criação de um parque urbano e de um empreendimento de "usos habitacional, de comércio, de serviços, hoteleiro e outros."

Parlamento recomenda o Governo a salvaguardar a Quinta dos Ingleses
Notícias ao Minuto

12:13 - 19/07/21 por Notícias ao Minuto Enviar email

Casa Quinta dos Ingleses

Foi publicada, esta segunda-feira, em Diário da República, uma resolução da Assembleia da República que recomenda o Governo a salvaguardar e valorizar o ambiente e o património da Quinta dos Ingleses, assegurando assim o seu equilíbrio com o restante ecossistema urbano e ambiental.

"A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que promova a salvaguarda e a valorização ambiental e patrimonial da Quinta dos Ingleses", pode-se ler no decreto hoje divulgado.

A resolução, aprovada no Parlamento em 18 de julho, aconselha o Executivo a "garantir a maximização do espaço de preservação da natureza e dos elementos patrimoniais relevantes."

A iniciativa assinada por Eduardo Ferro Rodrigues tem como objetivo "assegurar, em articulação com o Município de Cascais, a harmonização do desenvolvimento urbanístico com o restante ecossistema urbano, designadamente a nível da sustentabilidade ambiental e da atividade balnear, da conciliação com as zonas comerciais tradicionais a norte e a oriente e, ainda, da mobilidade de quem mora, estuda, trabalha ou visita Carcavelos."

A resolução n.º 208/2021 propõe também que o Governo garanta, em articulação com o Município de Cascais, todo o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, I. P., na preparação da classificação da Quinta dos Ingleses como 'Paisagem protegida de âmbito local', e a aplicação de mecanismos necessários à sua preservação e à resolução de passivos ambientais.

Em causa está um plano que prevê a reestruturação urbanística de uma área de 54 hectares, onde se situa o colégio inglês "St. Julian's", em Carcavelos, com a criação de um parque urbano, a "preservação e valorização do conjunto edificado da Quinta dos Ingleses" e um empreendimento de "usos habitacional, de comércio, de serviços, hoteleiro e outros", recorde-se.

Leia Também: Cascais diz que só o Governo pode travar o projeto da Quinta dos Ingleses

Campo obrigatório