Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Sem-abrigo: Mais 600 vagas em Housin...

Sem-abrigo: Mais 600 vagas em Housing First e Apartamentos Partilhados

Com isto, o Executivo pretende criar uma intervenção adequada aos diferentes perfis de pessoas, nos distintos contextos sociais e geográficos, e tem como objetivo alojar 1.100 pessoas em situação de sem-abrigo até ao final de 2021. As candidaturas arrancam já na próxima semana.

Sem-abrigo: Mais 600 vagas em Housing First e Apartamentos Partilhados

O Governo lançou um novo aviso de protocolos para a criação de mais de 600 vagas em soluções inovadoras de Housing First e Apartamentos Partilhados em todo o país. De acordo com o comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, estes protocolos pretendem promover o acesso a habitação para pessoas em situação de sem-abrigo, ao financiar as equipas técnicas de suporte e acompanhamento em resposta habitacional, numa abordagem que promova a sua autonomia e inserção social.

Segundo a mesma nota, através destes tipos de respostas, o Governo pretende criar uma intervenção adequada aos diferentes perfis de pessoas, nos distintos contextos sociais e geográficos, e tem como objetivo alojar 1.100 pessoas em situação de sem-abrigo até ao final de 2021.

O acesso à habitação independente, através do modelo de Housing First, tem demonstrado constituir uma abordagem eficaz na integração e manutenção habitacional para pessoas, nomeadamente em situação prolongada de sem-abrigo.

Por outro lado, o acesso a casas partilhadas de caráter transitório como uma habitação colaborativa tem como objetivo a inserção social, numa perspetiva de vida em comunidade em que todos projetam o espaço de acordo com as necessidades do grupo, lê-se no documento.

No modelo Housing First, a ocupação deverá considerar um utente por habitação permanente, sendo permitida a ocupação por um casal ou, excecionalmente, por um máximo de duas pessoas em coabitação, mediante avaliação. Por seu turno, no modelo Apartamento Partilhado, a capacidade poderá ser no mínimo para duas pessoas e não ultrapassar o máximo de cinco pessoas, faz ainda notar o mesmo comunicado. 

No total, são 1,7 milhões de euros disponíveis para este novo aviso de candidaturas. “O desenvolvimento de abordagens estratégicas integradas é fundamental para procedermos a uma mudança real na vida de cada uma destas pessoas. Garantir a habitação e assistência para as pessoas em situação de sem-abrigo é uma das nossas prioridades“, afirmou a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

As candidaturas arrancam já na próxima semana. Poderá se inscrever a partir de segunda-feira, dia 19 de julho, até ao dia 6 de agosto de 2021, através da Segurança Social Direta. 

Leia Também: Oeiras inaugura 'hostel' social para pessoas sem-abrigo

Campo obrigatório