Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º
Imobiliário Construção Custos de construção de casa nova au...

Custos de construção de casa nova aumentam 6% em maio

Em termos homólogos, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 6% em maio, ou seja, menos 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao observado em abril de 2021, revelam dados divulgados esta terça-feira pelo INE.

Custos de construção de casa nova aumentam 6% em maio

Em maio, os custos de construção de habitação nova deverão ter aumentado 6% em maio em termos homólogos (face a maio de 2020), isto é, menos 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mês anterior (abril de 2021), informou esta terça-feira o INE.

"Em maio, a variação homóloga estimada do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) foi  6%, taxa inferior em 0,4 p.p. à observada em abril", revela o INE.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações de 5,7% e de 6,4% face ao período homólogo.

A continuar a tendência de subida, está o custo da mão de obra a registar uma elevação de 6,4% (10,3% em abril). O custo da mão de obra contribuiu com 2,7 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e a componente dos materiais contribuiu com 3,3 p.p.", faz notar o INE.

Por referência ao preço dos materiais, verificou-se um aumento de 5,7% (3,8% no mês anterior), no mesmo mês em análise.

Quando comparados com os resultados registados no mês anterior, isto é, variação em cadeia, a taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,3% em maio. De acordo com o INE, o custo dos materiais aumentou 1,8% e o custo da mão de obra diminuiu 1,8%. 

"As componentes mão de obra e materiais contribuíram com 1,1 e -0,8 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN", sinaliza o Instituto Nacional de Estatística.

Leia Também: Vai nascer um novo condomínio fechado no Porto. Terá 16 apartamentos

Campo obrigatório